Apelidada Roma Negra, Salvador tem 372 igrejas, mais de uma por dia do ano. Entretanto, os próximos 15 dias não terão missas na cidade. A Arquidiocese de São Salvador da Bahia decidiu, na terça-feira (17), suspender todas as atividades paroquiais, inclusive celebrações eucarísticas e outros sacramentos católicos.
A decisão foi tomada durante a reunião geral do clero, em cumprimento ao decreto estadual acerca da prevenção ao novo coronavírus, e vale para Salvador e sua Região Metropolitana.
No documento intitulado “Coronavírus: Fé e comportamento adequado”, a Igreja Católica pede aos fiéis que tomem cuidado com suas mãos, lavando-as com frequência, e que evitem aglomerações, chamando atenção especialmente para o grupo de risco: idosos, hipertensos e portadores de doenças crônicas.
“A partir de agora, maior será o tempo em que precisaremos ficar sozinhos. Aproveitemos essa oportunidade para escutar o Senhor”, diz o comunicado, que continua: “Somos chamados a manter distância dos outros, mas nossos corações devem estar unidos aos dos irmãos e irmãs pela oração e por gestos de amor”.
A arquidiocese recomenda ainda que os sacerdotes celebrem missas via redes sociais ou plataformas digitais, sem sagrada comunhão ou unção aos enfermos. Apesar das diversas proibições, a administração católica em Salvador informa que as igrejas e capelas permanecerão abertas, para o cuidado dos fiéis. (BN)