EC Bahia

O período de paralisação no futebol por conta da pandemia do coronavírus tem sido usado por alguns jogadores como oportunidade de recuperação e também preparação. Este é o caso do volante do Ronaldo, do Bahia. Reserva do tricolor e com duas partidas realizadas na temporada, o jogador de 23 anos busca retornar da pausa nas competições mais forte para seguir na briga por uma vaga na equipe titular do técnico Roger Machado.

– Sou como todo jogador: quero jogar o máximo possível. Sempre vou respeitar as decisões do treinador e os meus companheiros, mas estou muito motivado para retornar dessa quarentena lutando ainda mais forte por mais chances nos jogos.

– Estou tentando ver essa paralisação como uma oportunidade de me preparar ainda melhor, revigorar o corpo e a mente, e chegar voando quando tudo for retomado – conta Ronaldo em entrevista ao GloboEsporte.

Assim como todo elenco do Bahia, Ronaldo está de férias até o dia 20 de abril. Nesse período, busca aproveitar o tempo para treinar e também ficar próximo da família, algo difícil durante uma temporada regular.

– Estou aproveitando a quarentena para ficar um pouco ao lado da minha família. Raramente tenho tanto tempo para ficar ao lado deles. Isso, inclusive, tem sido muito bom para mim. Me dá tranquilidade e muita motivação para seguir brigando pelo meu espaço na equipe – diz.

Durante o período de férias, a orientação passada pelo Bahia para os primeiros 10 dias é de que sejam livres, mas com uma recomendação de realizar algum tipo de treino. Nos últimos 10 dias, todo o elenco receberá trabalhos programados pela comissão técnica, mas que não serão obrigatórios, já que os atletas estarão em período de descanso.

– A gente vive um momento de adaptação. É assim com relação aos cuidados contra o coronavírus, e é assim na hora de treinar. Fazer qualquer atividade dentro de casa não é o ideal, mas já me adaptei e venho seguido os exercícios que o clube passou – avalia Ronaldo.

– Tenho treinado da forma que dá. A questão é adaptação. Faço as atividades aqui dentro de casa mesmo, afastando as coisas para o lado, aproveitando os espaços. O clube passou algumas atividades, e eu procuro seguir. Treinar dentro de casa não é o ideal, mas em um momento como esse o importante é estar focado e seguir trabalhando da melhor forma possível – continua o volante.

Além dos treinos, Ronaldo conta que busca ter cuidado com a alimentação, até por passar um período maior em casa. A ideia é seguir um sistema semelhante ao das concentrações no clube.

– Também tenho dado muita atenção à alimentação. Estar o tempo todo em casa às vezes pode levar a comer um pouco a mais. Já sabendo disso, tenho me cuidado desde o primeiro dia. Procuro me alimentar como é no clube, nas concentrações. Isso com certeza é fundamental para a preparação do corpo.

É incerto se Ronaldo vai voltar aos treinos com todo elenco do Bahia no dia 20 de abril. Os clubes definiram que vão reavaliar a situação no dia 15 para definir se retornam às atividades. Globoesporte