A posse de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores na Bahia, no dia 1º de janeiro deste ano, influenciou na mudança de cadeiras na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Dos 63 deputados estaduais, cinco assumem o cargo em posição de suplência. 
 
Bira Coroa (PT), que era o suplente de Vitor Bonfim, assumiu definitivamente o cargo de deputado no lugar de Robério Oliveira (PSD), que ganhou a prefeitura de Eunápolis, no extremo sul do estado. Em Salvador, Heber Santana (PSC) foi empossado como vereador no domingo (1º),  mas renunciou ao cargo para assumir a vaga do deputado Bruno Reis, que foi eleito vice-prefeito de Salvador. 
 
Na região metropolitana da capital, Mirela Macedo (PSD) ganhou a vice-prefeitura de Lauro de Freitas, mas preferiu assumir uma vaga de deputada no lugar de Rogério Andrade, também do PSD, que agora é o prefeito de Santo Antônio de Jesus. Mirela Macedo, que iria ganhar R$ 13 mil como vice-prefeita, agora vai receber mais de R$ 25 mil como deputada. Ela disse que trocou de cargo porque como deputada pode fazer mais pela cidade. 
 
O suplente Samuel Júnior, do PSC, ocupou o lugar de Vando, que foi eleito prefeito de Monte Santo, cidade do nordeste baiano. Já Ângelo Almeida (PSB) ocupou a vaga de Vitor Bonfim (PDT), que está licenciado como secretário de Agricultura do estado. G1