Foto: Vanessa Andrade

Uma das praias de Morro de São Paulo, que é um dos principais pontos turísticos da Bahia e fica em Cairu, no Baixo Sul da Bahia, e duas praias de Maraú, tiveram novos registros de manchas de óleo nesta sexta-feira (25).

Segundo informações da Prefeitura de Cairu, uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável encontrou um pequeno volume na Quarta Praia, nas primeiras horas da manhã desta quinta. Foram registrados também novos sinais de óleo na praia de Bainema.

Já a Prefeitura de Maraú informou que, também durante a manhã desta quinta, agentes do órgão encontraram vestígios de manchas nas praias de Saquaíra e Algodões. Na quarta-feira (23), o órgão registrou a presença de óleo nas praias de Três Coqueiros, Taipu de Fora e Barra Grande.

De acordo com a prefeitura de Cairu, os agentes se deslocaram para a Ilha de Boipeba, onde farão vistoria na sexta-feira (25).

Nesta quinta, uma equipe do órgão se reuniu com técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para tratar da estocagem e remoção das duas toneladas de resíduos que foram retiradas das praias de Morro de São Paulo nos últimos dias.

Ainda segundo a Prefeitura de Cairu, a operação de limpeza do mangue do Panã, que é realizada com o apoio da Marinha, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Inema, Polícia Civil, Polícia Militar, da Petrobras e voluntários da comunidade foi suspensa durante a tarde por causa da maré alta e será retomada a partir das 5h30 de sexta-feira.

As manchas de óleo que atingem o litoral do Nordeste chegaram à cidade de Cairu, na madrugada de terça-feira (22). Quatro praias foram atingidas no município, sendo que as duas mais afetadas ficam em Morro de São Paulo.

A Segunda e a Terceira Praia chegaram a ser interditadas por tempo indeterminado, mas foram liberadas no mesmo dia. G1