O homem e a mulher que desapareceram enquanto praticavam stand up paddle, na praia do Porto da Barra, em Salvador, contaram que a calma foi o principal fator para que não entrassem em desespero enquanto estavam em alto-mar. Eles foram resgatados neste domingo (11), na região próxima à Praia de Aratuba. Os dois chegaram em Salvador às 13h, trazidos pelo navio-Patrulha Gravataí da Marinha do Brasil.

“A gente deslizou [no mar] e, por conta da correnteza, com a maré ficou difícil de voltar. Fomos levados pra longe, então a gente preferiu ficar tranquilo sem fazer muito esforço, esperando uma ajuda que a gente não sabia se vinha. Em determinado momento eu avistei um navio e resolvi remar até ele”, contou Geraldo Tomaz, o primeiro a ser resgatado.

O local onde eles foram achados fica a 16 quilômetros da praia da Barra. André Vinicius Farias e Rita Maria de Sales desapareceram junto com Geraldo da Conceição Tomaz, no fim da tarde de sábado. Ele foi encontrado ainda no sábado, às 22h50. Os três são amigos e praticavam o esporte juntos, no Porto da Barra. Eles alugaram as pranchas do esporte na praia e foram arrastados para fora do limite da Baía de Todos-os-Santos, por volta das 18h.

Geraldo remou por cerca de 1h até chegar à embarcação, que era o navio mercante Monte Sarmiento, para pedir ajuda no resgate dele e dos companheiros. “Eu caí algumas vezes da prancha, porque as ondas estavam bem altas. Quando consegui chegar perto do navio, pedi ajuda [aos tripulantes]. Depois de resgatado, passei por atendimento médico. Aí eu fui com a Marinha procurar meus amigos. Fomos com duas lanchas da Capitania dos Portos, mas não conseguimos encontrar eles dois”, relembrou.

André e Rita foram encontrados por volta das 10h deste domingo, por um catamarã da linha Salvador-Morro de São Paulo. Segundo a Marinha, todas as embarcações da região foram alertadas do sumiço dos dois para que pudessem prestar socorro caso encontrassem os amigos. Depois de serem retirados do mar, a dupla foi conduzida para o Gravataí, que tinha uma equipe médica a bordo.

Os dois foram atendidos e precisaram tomar soro diretamente na veia, porque estavam parcialmente desidratados. Apesar de terem passado a noite em cima de pranchas, em alto-mar, Rita e André foram resgatados em boas condições de saúde e tranquilos. Eles chegaram a Salvador visivelmente cansados e falaram rapidamente com a impresa.

“Tentamos o tempo todo manter o nível de consciência para não entrar em desespero”, disse Rita. O primeiro reencontro da dupla foi com o amigo Geraldo, logo que eles desembarcaram na Capitania dos Portos. Os três se abraçaram e agradeceram por estarem vivos. Depois, os amigos foram acolhidos por familiares. Segundo André, a parceria foi fundamental para que não entrassem em desespero.

“Foi muito difícil [virar a noite no mar], mas graças a Deus a gente passou por isso e deu tudo certo. Quando começou a chegar em alto-mar ficamos preocupados, por conta das ondas altas. Não entramos em pânico, ficamos tranquilos. Era só questão de saber quando ia chegar o resgate. Nós fizemos questão de nos manter juntos para nos ajudar”, avaliou André.

Para Geraldo, o fato dos três serem praticantes de stand up paddle há um tempo os ajudou a manter o controle no momento difícil. “Vou continuar a praticar o esporte sim, foi muito importante. Agora é só aperfeiçoar. Se não fosse essa prática, eu jamair teria tido essa disposição de nadar até o navio e procurar ajuda para nós”.