O prazo de inscrições do Programa Partiu Estágio entra na reta final e vai até a próxima sexta-feira (19). São ofertadas 6.193 vagas a jovens universitários que desejam estagiar em 60 órgãos no Governo do Estado. As inscrições podem ser realizadas pela plataforma de serviços do estado BA.GOV.BR (www.ba.gov.br).

O Edital número 01/2024 disponibiliza 1.733 vagas para Salvador e outras 4.460 para cidades do interior do estado e da Região Metropolitana da capital. Nesta edição, o programa oferece oportunidade de estágio para estudantes de 126 cursos universitários, distribuídos entre 302 municípios baianos.

Requisitos

Para participar do Programa Partiu Estágio, é necessário ter idade mínima de 16 anos, residir no estado da Bahia, ter concluído 50% ou mais da carga horária do curso de graduação e estar regularmente matriculado em instituição de nível superior com sede ou polo situados na Bahia. O curso de graduação pode ser nas modalidades presencial, semipresencial ou Ensino a Distância (EAD).

Inscrições

O estudante deverá efetuar sua inscrição conforme os procedimentos estabelecidos no Edital 01/2024, publicado no Diário Oficial do Estado e disponível no site da Secretaria da Administração (www.saeb.ba.gov.br). O passo a passo completo para fazer inscrição no Partiu Estágio está no Edital 01/2024. Os candidatos que não possuem cadastro na plataforma www.ba.gov.br precisam fazê-lo antes de realizar a inscrição.

O estudante que for selecionado para a vaga de estágio, receberá uma mensagem via aplicativo WhatsApp, informando alteração do seu status no site do BA.GOV.BR e deverá acessá-lo para verificar os procedimentos, prazos e a forma da entrega da documentação.

Programa Partiu Estágio

O Edital do programa concede prioridade aos candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Também são prioritários estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou aqueles que estudaram com bolsa integral na rede privada. O Partiu Estágio prevê 10% das vagas reservadas para estudantes com deficiência, conforme estabelece a Lei federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.

O estágio tem duração máxima de um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto quando se tratar de estagiário com deficiência. O programa tem carga horária de 4 horas diárias e de 20 horas semanais, com bolsa no valor de R$ 455,00, além de auxílio transporte.

O Programa Partiu Estágio já contratou mais de 16 mil universitários desde sua criação em 2017, é uma iniciativa da administração estadual baiana e garante o acesso a oportunidades de estágio para estudantes universitários de instituições com sede na Bahia. A relação dos estudantes selecionados para o Programa Partiu Estágio também será disponibilizada no site Saeb (www.saeb.ba.gov.br). Mais informações podem ser obtidas nesse link.