Foto: Reprodução metro 1

Os três principais pré-candidatos ao governo da Bahia ACM Neto (União Brasil), Jerônimo Rodrigues (PT) e João Roma (PL), vão aproveitar os festejos juninos para caçar votos no interior do estado. ACM Neto estará hoje em Poahia, nto Novo em um evento político. Em seguida, estará no São João de Senhor do Bonfim.

O ex-prefeito soteropolitano estará no sábado na festa junina de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano. Já, no domingo, estará na Festa da Carroça, em Rio Real.  Já Jerônimo Rodrigues estará hoje em Amargosa, a convite do prefeito da cidade, Júlio Pinheiro. Amanhã, dia de São João, Jerônimo arrasta o pé por três cidades baianas: Gandu, no Baixo Sul; Castro Alves e Dom Macedo Costa, ambas no Recôncavo baiano. No sábado, a maratona petista segue pelo Recôncavo e a parada será em Cachoeira, depois Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus e encerra as comemorações em Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá.

No dia seguinte, no domingo, o petista participa do São João de Santo Estevão, no sertão baiano. A agenda ainda conta com encontros na segunda, em Feira de Santana, e em Ibicuí, no Médio Sudoeste baiano. Na terça-feira (28), Jerônimo estará no Sul da Bahia, em Ilhéus e Jussari. “As festas juninas resgatam memórias afetivas de um tempo que marcou a minha história. É tempo de celebração e de valorização da nossa cultura e da força do povo baiano e nordestino”, disse Jerônimo.

Já João Roma esteve em Cruz das Almas ontem. Ele foi recepcionado pelo prefeito Ednaldo Ribeiro. Estão previstas também visitas a partir de hoje a Amargosa, Santo Antônio de Jesus e Serrinha. Durante os festejos juninos, Roma ficará hospedado em Cruz das Almas, de onde se deslocará para as outras cidades. “O São João é uma das festas mais populares e importantes de nosso estado e representa uma das marcas mais autênticas da identidade do povo baiano. Celebrar o São João é celebrar a Bahia e os baianos”, diz o pré-candidato a governador.
Disputa

A pesquisa mais recente da Genial/Quaest, divulgada em maio, aponta que o ex-prefeito soteropolitano ACM Neto lidera a disputa pelo governo da Bahia com 67% das intenções de voto, e venceria a eleição no primeiro turno. Em seguida, aparece o ex-secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, com 6%, e o deputado federal João Roma, com 5%.

O professor Kleber Rosa (PSOL) marcou 1%, e Giovani Damico (PCB) não pontuou. A soma dos votos brancos e nulos, e dos que vão deixar de votar é de 12%. Os indecisos são 8%. A margem de erro é de 2,9% para mais ou para menos. Foram entrevistadas 1.140 pessoas entrevistadas, de forma presencial entre os dias 13 e 16. O levantamento tem 95% de confiança. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob os números BR-02283/2022 e BA-03239/2022. Tribuna da Bahia