EC Vitória

A última rodada da primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro começa com o Vitória ainda em busca de uma vaga no G-8 da competição nacional. Na décima posição, mas empatado em pontos e número de vitórias com Aparecidense (9º) e Remo (8º), o Rubro-Negro pode decidir a classificação no saldo de gols, que atualmente também é igual para os três times.

A necessidade de fazer gols, no plural, e sofrer poucos, ou de preferência não sofrer, é motivo de preocupação para o torcedor porque placares elásticos não fazem parte da rotina de quem acompanha os jogos do Leão neste ano.

O Vitória só venceu duas partidas por mais de um gol de vantagem na Série C. Se o recorte aumentar para toda a temporada, o cenário melhora um pouco, mas não muito. A lista ganha o 2 a 0 no Glória, pela segunda fase da Copa do Brasil, também no Barradão. O Santuário vai receber o jogo de sábado e já foi palco de outros momentos decisivos que terminaram com final feliz para o Vitória.

Rafinha e Tréllez

O que anima a torcida do Leão é que, depois de muito sofrer com a falta de gols dos atacantes na temporada, o Vitória agora conta com dois jogadores em boa fase lá na frente: Rafinha e Tréllez.

Rafinha é artilheiro do time na Série C, com sete gols. Tréllez tem quatro, mas marcou todos eles nas últimas cinco partidas. “Gols são como ketchup”, disse uma vez Cristiano Ronaldo: “quando sai, sai um monte de vez”, justificou o atacante português.

Tréllez e Rafinha, por sinal, foram os responsáveis pelos gols do Vitória no fundamental 2 a 1 contra o Mirassol. Eles também balançaram as redes no mesmo jogo em outro importante 2 a 1, diante do São José.

A expectativa da torcida é de que a dupla volte a comemorar gols em uma mesma partida neste fim de semana.

Olho na tabela

Na décima posição, o Vitória começa a rodada com a necessidade de ultrapassar dois times para entrar no G-8. A boa notícia é que, com o confronto direto entre Aparecidense e Botafogo-PB, vencer o Brasil de Pelotas por qualquer placar já é suficiente para o Rubro-Negro ganhar uma posição.

Duas vagas estão em disputa no G8

Time Pontos Vitórias Saldo de gols Gols pró
7. Botafogo-PB 29 7 5 17
8. Remo 26 7 4 24
9. Aparecidense 26 7 4 22
10. Vitória 26 7 4 18

 

A disputa no saldo de gols, então, passa a ser apenas com o Remo, que vai enfrentar o já classificado Botafogo-SP, no interior de São Paulo.

Jogos da rodada #19, todos às 17h (de Brasília):

  • Vitória x Brasil de Pelotas; no Barradão, em Salvador
  • Botafogo-SP x Remo; no Santa Cruz, em Ribeirão Preto
  • Aparecidense x Botafogo-PB; no Aníbal Toledo, em Aparecida de Goiânia

Vitória e Remo começam a rodada empatados no saldo de gols. O Leão Azul leva vantagem no critério seguinte, o número de gols pró: 24 x 18.

Segunda fase

Os oito primeiros colocados avançam para a segunda fase, que vai ser disputada com dois grupos de quatro equipes: 1º, 4º, 5º e 8º no Grupo A; 2º, 3º, 6º e 7º no Grupo B.

Após seis rodadas (jogos de ida e volta) dentro dos próprios grupos, os dois primeiros colocados garantem o acesso para a Série B. Depois, o líderes de cada chave se enfrentam em jogos de ida e volta para decidir o campeão da Terceira Divisão de 2022. Globoesporte