agencia brasil

O preço dos carros seminovos e usados também deverá cair quando as regras para o chamado “carro popular”, anunciadas na semana passada pelo governo, forem definidas. A estimativa é de especialistas no segmento consultados pelo GLOBO. O governo anunciou descontos de 1,5% a 10,96%, dependendo do veículo, com renúncia de impostos federais como IPI, PIS/COFINS. As regras devem ser anunciadas em até 15 dias, segundo o Ministério da Fazenda.

Paulo Cardamone, diretor executivo da consultoria Bright Consulting avalia que se o preço dos carros de até R$ 120 mil, que representam 47% do mercado, recuar na média entre 5% e 7%, o mesmo percentual de queda será visto nos seminovos e usados.

— A redução no valor do usado será a mesma ou até um pouco mais. É a regra clássica e o lucro das concessionárias será impactado — disse Cardamone .

Ele lembra que o preço dos usados já vinha em queda desde novembro do ano passado, com recuo em média de 5% no período, nos modelos entre sete e oito anos. Nos próximos dias, enquanto as regras não forem definidas com mais clareza, o mercado de usados e seminovos também tende a ficar paralisado, avalia o especialista.

Pelo menos 70 veículos zero quilômetro podem se enquadrar nas novas regras do benefício de isenção de IPI, PIS/Cofins, diz Cardamone.

Segundo o especialista, as vendas no mercado de novos também caíram à espera das novas regras. No caso de venda direta, por exemplo, as locadoras respondem por cerca de 50% a 52% das vendas de novos. O Globo