Na manhã deste último domingo (01), foram empossados em cerimônia na Câmara de Vereadores de Valença os quinze vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos no dia 2 de outubro de 2016. Primeiros a serem empossados, os vereadores fizeram o juramento e definiram a nova mesa, sendo escolhidos por doze votos a três Luiz de Serra Grande para Presidente da Câmara.

 

Benvindo é o vice-presidente e Mateus Passos secretário; votaram contra Adailton Francisco, Augustinho Junior e Lorena Mercês. O prefeito Ricardo Moura e vice Humberto foram empossados em seguida, e realizaram o juramento. Moura em pronunciamento parabenizou os vereadores, presidentes de partidos, vice e o presidente do PMDB.

 

Lembrou-se da sua carreira politica dentro do município e agradeceu por terem escolhido prefeito. O vice Humberto parabenizou todos os partidos que apoiaram Ricardo. Beto lembrou que principalmente o povo humilde o elegeu. “Vamos caminhar juntos para fazer um município melhor”, completou Moura. Em pronunciamento os vereadores agradeceram os votos lhes concedidos e na presença do Prefeito de Valença fizeram alguns pedidos.

 

A vereadora reeleita Vane Costa agradeceu aos familiares presentes e todos os votos adquiridos, e prometeu parcerias no que for de bom para o município. Adailton pediu ao gestor que encontrasse meios para a retirada do lixão e a construção do aterro sanitário, que mudasse a forma de pagamento do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Valença, atualmente cobrado pelo tamanho da casa e não pelo consumo, e que desse continuidade e meios para a construção do projeto do Anel Viário.

 

O vereador Benvindo informou que era um momento de comemoração. Que há várias cobranças a fazer ao novo gestor, e que fará na próxima sessão, na terça-feira, 03.01. Bertolino se lembrou das passagens que teve pela Câmara e desejou a Ricardo Moura e sua equipe um bom governo. Pó da Pesca elogiou os quinze vereadores. “São competentes para assumir o cargo”.

 

Ao prefeito disse que ele “foi eleito pelos mais carentes e irá trabalhar para os mais carentes”, através de suas secretarias. Robinho se lembrou do momento da troca de vereadores após quinze dias da eleição e informou que não abriu nenhum processo para que isso ocorresse. O único processo aberto foi no mês de setembro para a que a sua candidatura fosse aceita, informou em pronunciamento se referindo à recontagem dos votos.

 

Reca, Rosa de Gama, Clovis e Betão disseram contribuir por uma Valença melhor, para que haja desenvolvimento no município. “Que o executivo e legislativo possam fazer um governo justo, para que o povo dessa cidade possa ter um futuro bom”, disse Clovis.

 

O ex-presidente Augustinho Junior desejou sucesso a nova presidência e ao prefeito. Pediu paciência ao povo ao se referir que não há como todos os problemas do município serem resolvidos nos primeiros meses. O vereador pediu a Moura que investimentos sejam feitos para geração de empregos. “A prefeitura não tem como dá emprego a todo mundo”, completou.

 

A jovem vereadora Lorena Mercês pediu um momento de silêncio em homenagem ao Policial Militar morto no último domingo, 25 de dezembro de 2016. Ao povo pediu que estivesse presente na Câmara. Lorena lembrou-se que o papel do vereador e prefeito é pensar na coletividade e não nos interesses pessoais. “Não estamos aqui para perseguir, mas para caminhar juntos”.

 

Para a zona rural, J Almeida pediu ao prefeito que instale um módulo da Polícia Militar no Entroncamento e um Ponto de Apoio no Jequiriçá. O vereador ainda solicitou a criação do Colégio da PM em Valença. O secretário e vereador Mateus Passou informou que irá trabalhar em favor do povo.

 

Emocionado agradeceu a Moura pelos ensinamentos passados, e pediu a recuperação de estradas da zona rural. Luiz de Serra Grande agradeceu aos que votaram em ele na presidência e disse representar o homem do campo. Ao prefeito presente sugeriu a criação de um projeto para construção de casas para as famílias na zona rura