A Prefeitura de Correntina, no oeste da Bahia, decretou nesta última segunda-feira (5), situação de emergência, por conta dos estragos causados pela chuva que atingiu o município na sexta-feira (2). De acordo com a prefeitura, foram registrados 80mm de chuva em três horas. Com isso, o rio de Correntina transbordou e o asfalto de uma rodovia cedeu. Na ocasião, uma idosa que passava pelo local caiu.
Muitas ruas da cidade ficaram completamente alagadas, entretando não houve registro de desabrigados, nem de desalojados. Ainda segundo a Prefeitura, a chuva causou destruição de estradas, pontes e bueiros, provocando alagamentos. No decreto municipal, a cidade afirma não ter recursos suficientes para os reparos imediatos causado pela chuva.
O município de Correntina também registrou prejuízo na produção de hortaliças, deixando agricultores locais em situação de alerta e endividamento no comércio fornecedor de insumos. Houve também, falta de fornecimento de água potável em várias residências, estabelecimentos comerciais e em repartições públicas segundo informações do G1. Ainda segundo a prefeitura, a população da cidade também sofreu com a falta de rede telefonica.
Com lama espalhadas em muitas casas, os agentes da prefeitura e moradores realizaram a limpeza na cidade, no sábado (3). Um vídeo gravado por moradores mostra a idosa, segurando um guarda-chuva, e passando bem perto de uma cratera aberta pelo asfalto que tinha cedido. A parte onde ela pisou também cedeu e a idosa despencou no buraco.
A moradora foi socorrida por moradores e levada para um hospital. Segundo informações da prefeitura da cidade, ela não sofreu ferimentos graves. A administração municipal disse, ainda, que o acidente aconteceu por volta das 16h de sexta-feira. Depois disso, o asfalto no mesmo local cedeu mais ainda, e o trecho da BR-349 foi interditado. A situação impediu completamente a passagem de veículos e pedestres.