Foto: Sandra Travassos/ALBA

Aliado de todas as horas do governo Jerônimo Rodrigues (PT), ao menos em dias de votação de projetos enviados pelo Executivo, o deputado estadual Binho Galinha (Patriotas) faltou a sessão desta última terça-feira (13) na Assembleia Legislativa da Bahia.

Com quórum de 32 votos, os parlamentares aprovaram os projetos de reestruturação dos cargos do Ministério Público (MP-BA) e a instituição da data de 13 de agosto como o Dia Estadual da Santa Dulce dos Pobres.

Binho Galinha enfrenta um longo desgaste na Justiça desde que estourou a Operação “El Patron”, da Polícia Federal (PF), em dezembro do ano passado. Ele é suspeito de chefiar uma milícia responsável por lavagem de dinheiro em Feira de Santana, seu principal reduto eleitoral, distante cerca de 100 km de Salvador.

Na última sexta-feira (9), os agentes da PF voltaram à cidade em ação coordenada com a Força Correcional Especial Integrada (Force) da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a Receita Federal e o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) do Ministério Público do Estado (MP-BA). Na ocasião, o parlamentar emitiu uma nota reforçando o seu “total compromisso em colaborar com as autoridades competentes”. Carine Andrade/Política Livre