Foto: Luciano Marcos/ABC

Ainda sem prazo para o retorno das competições esportivas, paralisadas em decorrência da pandemia causada pela Covid-19, dirigentes e atletas vivem a incerteza de se o restante do calendário suportará todas as competições. Para o presidente da Liga do Nordeste, Eduardo Rocha, o torneio não corre risco de ser dado como encerrado. No entanto, deixa claro que a falta de datas pode virar um problema no futebol.

– A Copa terá uma facilidade porque só tem uma rodada classificatória e pelo andar da carruagem, vão se classificar clubes das séries A e B, com a outra parte na C. A Copa do Nordeste é mais fácil de conseguir. Mas alguns Estaduais estavam se encaminhando para returno, pode ter dois campeões, outros tem quadrangulares decisivos. Por uma questão de calendário, vai ser impossível se espremer, por mais que se queira.

A grande questão é que, mantendo-se o calendário atual, o segundo semestre precisará agrupar as Séries A, B, C e D do Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores, Copa Sul-Americana, Copa do Nordeste e Estaduais. Cenário que, na avaliação de Rocha, fará com que as entidades façam escolhas.

– A CBF fica esperando um posicionamento das autoridades, dizendo se está autorizado o futebol. Isso é uma coisa complicada. A Liga do Nordeste tem a ciência de que se voltar às competições pelo menos até junho, a Copa pode terminar, mas o que você vai fazer com os Estaduais? Não vai fazer os Nacionais? É uma questão de escolha.

A não continuidade dos Estaduais foi descartada pelo Presidente da Federação Pernambucana, que alegou o fato de que as competições são classificatórias para a Copa do Brasil e Série D. Com isso, o encerramento prematuro poderia causar uma série de liminares na Justiça.

Apesar do cenário, o presidente da Liga mostra-se confiante e alega precisar de poucas datas para o torneio regional.

– A gente aguarda que até junho volte. Estou tranquilo porque posso diminuir datas, como só temos cinco rodadas a cumprir e com oito clubes. Depois ficam só quatro, depois ficam só dois. Há essa peculiaridade que favorece o término da competição. Mesmo que seja usando datas imprensadas, nós vamos terminar a competição. Globoesporte