BNews

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o desembargador Roberto Maynard Frank, reforçou a segurança das urnas eletrônicas e falou sobre o esquema montado para as eleições deste ano na Bahia, em coletiva dada nesta quarta-feira (13).

O desembargador explicou que fez reuniões com órgãos públicos de segurança, a exemplo da Polícia Militar (PM) e Polícia Civil, e montou um esquema com uso de tecnologia para evitar filas e fortalecer o processo democrático baiano.

“Os preparativos estão sendo focados em planejamento. Estamos mantendo contato com as forças de segurança. O governador da Bahia garantiu a segurança das eleições. E venho tendo encontros com os agentes de segurança pública, a exemplo coronel Xavier que vai ficar à frente da segurança das eleições por parte da PM. Também tenho contato com o delegado Jorge Figueiredo, que vai ficar a cargo da segurança pela Polícia Civil”, disse Frank.

O presidente destacou que as eleições deste ano ocorrerão com o uso de 41 mil urnas, sendo quase 15 mil urnas do novo modelo, a UE 2020. Além disso, a tecnologia estará presente na convocação de mesários com uso do aplicativo de conversas WhatsApp.

“Saímos de 10 milhões de eleitores para mais de 11 milhões na Bahia, entre os que estão aptos para votar. As urnas ainda garantem um meio de coleta seguro e aditável. Tenho certeza que as eleições ocorrerão com tranquilidade e conscientização do respeito para as diferenças”, concluiu o presidente. BNews