A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, vai se reunir nesta segunda-feira com o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), desembargador Thompson Flores, para discutir a segurança em torno do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no próximo dia 24 de janeiro.

 

Apesar de a pauta não ter sido divulgada, esse será um dos pontos da reunião que vai ocorrer no gabinete da presidência do Supremo Tribunal Fedelral às 10h. O Conselho Nacional de Justiça, também presidido por Cármen Lúcia, tem um departamento que trata da segurança de juízes e desembargadores.

 

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) confirmou que vem recebendo ameaças relacionadas ao julgamento do ex-presidente Lula, conforme noticiou o Jornal Nacional. Ainda segundo o telejornal, as intimidações vêm chegando pela internet, cartas e telefonemas, e são direcionadas ao tribunal e aos três desembargadores que julgarão em segunda instância o ex-presidente segundo informaçõe do jornal O Globo.

 

Está marcado para o dia 24 deste mês o julgamento do recurso contra a decisão do juiz federal Sergio Moro, que condenou Lula a 9 anos e seis meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá. Desde que a data foi definida pelo TRF-4, movimentos em favor do ex-presidente prometem ir a Porto Alegre, onde fica a sede do tribunal, para se manifestar no dia do julgamento. Um esquema de segurança vem sendo planejado pelo tribunal.