Com a pré-candidatura do governador Rui Costa (PT) ao Senado posta, caso seja concretizada, dentro de 34 dias o petista deve se afastar das funções do Palácio de Ondina. Se o cenário não mudar até o início de abril, o aniversariante deste último domingo (27), João Leão (PP), será o próximo chefe do Executivo. O pepista completa 76 anos.

O ainda secretário de Planejamento e presidente do PP, apesar dos maus bocados passados nas últimas semanas, quando desmaiou por queda de pressão no evento de aniversário da Polícia Militar, em nota divulgada por sua assessoria, fez questão de afirmar que está “esbanjando boa saúde” e “vitalidade”.

“Mais um ano de vida, o 76°. E só tenho o que agradecer. Eu carrego um lema: ‘Sonhos, acredite neles! Porém, realize-os’. E isto me move. Chego aos 76 anos com a certeza que já realizei muitos dos meus sonhos e também os sonhos de muita gente. Mas ainda há uma estrada a percorrer e outros sonhos à realizar”, afirmou o ex-prefeito de Lauro de Freitas.

O pai do deputado federal Cacá Leão (PP), como aponta sua assessoria, na nota, faz uma profecia: “Peço saúde e forças a Deus, para que eu possa continuar trabalhando por minha Bahia. Afinal, vou viver até os 200 anos e, até lá, terei muitos novos sonhos à realizar”.

BIOGRAFIA – João Felipe de Souza Leão nasceu em 27 de fevereiro de 1946, em Recife-PE, mas veio para a Bahia ainda pequeno, para o Muquém do São Francisco, e viveu sua infância no Riacho da Serra Branca. Hoje é um dos principais tripés do grupo político que governa a Bahia nos últimos anos.

Na trajetória política, o vice-governador foi deputado federal por cinco mandatos – de 1995 a 2015, vice-governador e secretário do Planejamento e de Desenvolvimento Econômico nas gestões do Governo Rui Costa, secretário de Infraestrutura no Governo Jaques Wagner (2009-2010), secretário da Casa Civil do município de Salvador (2011-2012), e prefeito de Lauro de Freitas, 1991 a 1994. O trabalho desempenhado em seu caminho, público e empresarial, sempre focou no desenvolvimento do estado da Bahia.