A primavera no hemisfério sul do planeta começa às 3h50 da madrugada de sábado (23). Na Bahia, a estação será de temperaturas altas, marcada pela previsão de pouca chuva, por causa da atuação do fator El Niño.
Segundo o meteorologista Giuliano Carlos do Nascimento, do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), uma massa de ar quente seca vai envolver grande parte do estado, em Salvador algumas pancadas de chuva deverão ser registradas principalmente no início da manhã.
A elevação dos termômetros tem relação direta com o El Niño muito mais rigoroso neste ano e com a Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns. De acordo com o meteorologista, temperaturas iguais ou acima dos 40°C serão registradas, além de pouca chuva, principalmente no interior do estado, sobretudo, na região oeste.
O El Niño já estava influenciando desde o inverno, com temperaturas amenas, pouca chuva e muito vento no estado. O fenômeno dificulta o avanço de frentes frias no país, fazendo com que as quedas sejam mais sutis e mais breves. O ar se torna mais seco e passa a circular para baixo, o que dificulta a formação de chuva e está associado a períodos de secas. G1