Aos poucos os blocos parlamentares vão tomando forma na nova Legislatura da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), iniciada na última sexta-feira (1°). Até o momento, quatro blocos partidários foram avalizados pelo presidente Nelson Leal (PP).
Um deles, composto pelo PSL, PRB, MDB e Patriota, tem como líder Pastor Tom (Patri) e como vice-líder o deputado Jurailton (PRB). A bancada ainda é composta pelos parlamentares Capitão Alden (PSL), Talita Oliveira (PSL), José de Arimatéia (PRB) e Kátia Oliveira (MDB).
O deputado Vitor Bonfim (PR) vai liderar o bloco composto pelo Avante, Podemos, Partido Socialista Brasileiro (PSB) e Partido da República (PR). Integram esta composição os deputados Marquinho Viana (PSB), João Isidório (Avante), Alex Lima (PSB), Marcelo Veiga (PSB), Fabíola Mansur (PSB) e Jânio Natal (Pode), que atuará também como vice-líder. Inicialmente, Viana tinha se apresentado como um possível líder de um bloco com o PDT que acabou não indo para frente.
A terceira coligação, que reúne o PSDB e PSC, terá como líder o tucano Marcell Moraes e como vice-líder o deputado Tum (PSC). O quarto bloco é composto pela união do PDT e PCdoB, tendo como líder o deputado Zó (PCdoB) e vice-líder o deputado Samuel Júnior (PDT).
O PP, PSD, DEM e PT terão bancadas próprias. Os petistas atuarão sob a liderança de Marcelino Galo e o deputado Eduardo Salles (PP) lidera a bancada dos progressistas na Casa Legislativa. O PSD será liderado pelo deputado Alex da Piatã e terá como vice-líderes Mirela Macedo e Rogério Andrade, deputado eleito com 21 anos segundo o Bahia Notícias. Foto: Reproução / Juliana Andrade