© Arte/Agência Brasil

O gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já tem data para sair. De acordo com o cronograma divulgado pelo Inep no início do ano, o gabarito oficial do Enem vai ser divulgado em 24 de novembro.

Com isso em mãos, os participantes da prova que saíram com o caderno de questões poderão ter uma ideia de quantos itens acertaram.

Neste domingo (12), dia do segundo dia de provas do Enem, o g1 vai trazer o gabarito extraoficial elaborado por professores do Curso Anglo a partir das 18h.

Mas, para saber qual nota alcançou no exame, os inscritos precisarão esperar até 16 de janeiro de 2024, data prevista pelo Inep para a disponibilização das notas individuais.

Como é feita a correção do Enem

Atenção: Aguardar o resultado individual é importante no Enem pois é impossível saber a nota obtida apenas com o número de acertos nas provas devido ao método de correção do exame, chamado pela sigla TRI.

👉🏾 A Teoria de Resposta ao Item (TRI) é o modelo aplicado no Enem. Ela leva em conta se o desempenho de cada participante foi “coerente” ou não, e pontua de acordo com isso.

Por exemplo: se alguém acerta as questões mais difíceis, mas erra aquelas consideradas fáceis, tirará uma nota menor do que o aluno que só errou as complexas. Ou seja, é basicamente um sistema que tenta detectar os “chutes”.

Como usar a nota do Enem

Com as notas do Enem, os participantes podem pleitear vagas em instituição de ensino superior pública ou privada brasileiras e até em faculdades fora do país. G1