GOV/BA

Quatro cidades baianas relataram perdas de vacinas à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) por causa das chuvas, após o alagamento de unidades de saúde e da oscilação de energia. São elas: Jucuruçu, Itororó, Ubaíra e Itapitanga.

Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica da Bahia, Márcia São Pedro, os municípios de Itororó e Ubaíra confirmaram perdas, mas não detalharam a quantidade, nem especificaram quais seriam as vacinas.

Em Itapitanga e Itapé, os imunobiológicos estão sob suspeita de que perderam a validade e não poderão ser usados por enquanto.

Já em Ubaíra e Jiquiriçá, duas das cidades mais afetadas pelas fortes chuvas, houve perda de medicamentos e o ressuprimento ocorrerá ainda esta semana pela Sesab. A data, no entanto, não foi detalhada.

Na região sudoeste, diversos municípios sinalizaram a necessidade de fortalecimento dos estoques de medicamentos e vacinas, sem que tenha, necessariamente, ocorrido alguma perda. São eles: Belo Campo, Macarani, Iguaí, Itapetinga, Vitória da Conquista e Itambé. A Sesab informou que nos próximos dias, eles receberão insumos, medicamentos, vacinas e soros, mas não detalhou a data.

Entrega de medicamentos, água e alimentos

Nesta quarta-feira (29), um carregamento de medicamentos, água e alimentos foi levado para Itapitanga, no sul da Bahia, pela secretária estadual da Saúde, Tereza Paim, através de um helicóptero da Marinha.

Além disso, a Sesab informou que enviou medicamentos a 15 municípios afetados pelas fortes chuvas como forma de recomposição ou fortalecimento dos estoques e destacou que a quantidade entregue é suficiente para atender 35 mil pessoas.

Já no extremo sul, foram entregues medicamentos nos municípios de Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Prado, Teixeira de Freitas, Vereda e Belmonte. No sul do estado, os medicamentos e insumos foram entregues em Itajuípe, Coaraci, Dário Meira, Itapitanga e Mutuípe. G1