Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse na sexta-feira (5) que “não está cansado”. O comentário foi em referência, segundo ele, a críticas que vem recebendo por conta da sua idade. Lula tem 78 anos. O presidente afirmou ainda que tem sido comparado com o presidente americano Joe Biden, de 81 anos, que tem sido pressionado a desistir da tentativa de reeleição após o desempenho ruim no último debate com o ex-presidente Donald Trump.

“Quem achar que o Lulinha está cansado, pergunte para Janja. Pergunte para Janja. Ela é testemunha ocular. Quando eu falo que eu tenho 70 anos de idade, energia de 30 e tesão de 20, eu estou falando com conhecimento de causa”, afirmou. “Portanto, não adianta tentar atrapalhar a minha vida, não adianta tentar prejudicar o [Fernando] Haddad, prejudicar o Camilo [Santana], sabe, por quê? Porque eu tenho consciência que eu não sou eu. Eu sou vocês. Isso que dá força para gente consertar esse país”, prosseguiu o presidente.

Lula também desafiou quem o considera cansado a acompanhá-lo nas agendas de trabalho. “Todo que acham que eu estou cansado eu convido a fazer uma agenda comigo durante o meu mandato. Se ele aguentar levantar 5h e dormir meia-noite todo o dia, aí pode dizer que eu estou cansado”, disse. A declaração de Lula foi dada em São Paulo, durante a inauguração do novo prédio da Unifesp, em Osasco. G1