EC Vitória

O Vitória não fez uma boa temporada em 2019. Eliminado na primeira fase do Campeonato Baiano e da Copa do Brasil, o time baiano se despediu da Copa do Nordeste sem ter vencido sequer uma partida e brigou contra o rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro. Para 2020, o elenco que fracassou neste ano deve passar por uma reformulação.

O trabalho de reconstrução deve ser facilitado pelo número de jogadores que deixam a Toca do Leão em dezembro. Do atual grupo rubro-negro, 24 atletas estão nos últimos dias do contrato. A grande quantidade de peças que estão de saída também evidencia lacunas. Nenhum lateral-direito tem a permanência assegurada até o momento. O mesmo ocorre com a lateral esquerda.

Jogadores com contrato até o fim deste ano

Jogador Posição
Van Lateral-direito
Matheus Rocha Lateral-direito
Jonathan Bocão Lateral-direito
Chiquinho Lateral-esquerdo
Capa Lateral-esquerdo
Thiago Carleto Lateral-esquerdo
Everton Sena Zagueiro
Ramon Zagueiro
Dedé Zagueiro
João Victor Zagueiro
Zé Ivaldo Zagueiro
Lucas Cândido Volante
Marciel Volante
Romisson Volante
Baraka Volante
Léo Gomes Volante
Gabriel Bispo Volante
Ruy Meia
Felipe Gedoz Meia
Anselmo Ramon Atacante
Felipe Garcia Atacante
Wesley Atacante
Ítalo Atacante
Matheus Manga Atacante

Dos atletas em fim de contrato, o que mais deve mover esforços por parte do Vitória para uma renovação é o lateral-esquerdo Thiago Carleto. Decisivo na reta final da Série B, o jogador foi emprestado pelo Ceará e tem o salário repartido entre os dois clubes. Em entrevistas recentes, ele já afirmou que não coloca obstáculos para seguir na Toca do Leão em 2020. Um bom planejamento é a única condição que o lateral coloca para seguir com a camisa rubro-negra.

– Quero deixar claro que não é a parte financeira. Isso é o mínimo. Claro que a gente tem família, filhos, trabalhamos para receber. Mas é a perspectiva e objetivo que é o mais importante. Para o ano que vem, montar um time de jogadores que queiram, comprem a briga e estejam comprometidos. Esse grupo que peguei agora, se ouve falar de falta de comprometimento, responsabilidade. Desde que joguei, até por conhecer a filosofia de trabalho de Geninho…. Encontrei um grupo de homens que estavam um pouco para baixo, derrotados. Talvez com a minha chegada tem uma autoestima. Esse grupo de jogadores precisa começar, pelo menos, o ano de 2020 – disse o jogador.

Jogadores com contrato em vigor em 2020

Jogador Posição Fim do contrato
Martín Rodríguez Goleiro Dezembro de 2020
João Gabriel Goleiro Dezembro de 2021
Caíque Goleiro Dezembro de 2020
Ronaldo Goleiro Dezembro de 2021
Bruno Bispo Zagueiro Janeiro de 2020
Rodrigo Andrade Volante Dezembro de 2020
Nickson Meia Dezembro de 2021
Jordy Caicedo Atacante Julho de 2021
Ruan Levine Atacante Dezembro de 2021
Eron Atacante Dezembro de 2021
Negueba Atacante Dezembro de 2020
Caíque Souza Atacante Dezembro de 2020

Até o momento, doze jogadores do atual elenco possuem contrato para 2020. Entre eles, o destaque é o goleiro Martín Rodríguez, que encerrou a busca por um titular da meta rubro-negra e possui vínculo até o fim da próxima temporada. Com segurança, ele fez boas atuações e foi muito importante em algumas partidas na Série B. Ao todo disputou 27 partidas, com 27 gols sofridos.

Embora comece o ano com contrato, o zagueiro Bruno Bispo ficará sem vínculo ainda em janeiro. Assim, seria preciso uma extensão contratual para seguir no clube que o formou.

Iniciam 2020 com contrato quatro goleiros, um zagueiro, um volante, um meia e cinco atacantes. As peças podem aumentar com o retorno de jogadores que foram emprestados em 2019. É o caso do lateral-esquerdo Fabiano, que defendeu o Coritiba na Série B e tem vínculo até o fim da próxima temporada.

Jogadores que retornam de empréstimo

Jogador Posição Fim do contrato
Fabiano Lateral-esquerdo Dezembro de 2020
Ruan Renato Zagueiro Dezembro de 2020
Yago Meia Dezembro de 2020
Neilton Atacante Dezembro de 2020
Luan Atacante Dezembro de 2022
Léo Ceará Atacante Dezembro de 2020

Ruan Renato defendeu o Figueirense na atual temporada e também possui contrato até o fim de 2020. O meia Yago e o atacante Neilton disputaram a Série A por Goiás e Internacional, respectivamente. Os dois possuem salários elevados, o que dificulta a permanência na Toca do Leão para o próximo ano.

Já Léo Ceará tem boas chances de ser aproveitado. Formado nas categorias de base do clube baiano, o jogador foi emprestado no início do ano ao CRB e foi o artilheiro da equipe alagoana na Série B, com 14 gols marcados. Em termos de comparação, Caicedo e Anselmo Ramon foram os goleadores do Vitória na competição, cada um com seis gols.

O atacante Luan foi cedido temporariamente ao Palmeiras em negociação que rendeu ao Vitória os empréstimos de três jogadores com salários integralmente pagos pelo Verdão – Matheus Rocha e Wesley desembarcaram no clube baiano neste ano. De início, ele fica no time paulista até maio de 2020.

Em agosto, o atleta foi submetido uma cirurgia no joelho para tratar de uma lesão de cartilagem. Ele nem chegou a estrear com a camisa alviverde. A temporada 2020 do Vitória começa no dia 15 de janeiro, com a disputa do Campeonato Baiano. Além do estadual, o Rubro-Negro terá pela frente na próxima temporada a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro. Globoesporte