O número de assaltos a ônibus registrados nessa quinta-feira (28), início do Carnaval de Salvador, diminuiu em comparação com o mesmo dia do ano passado. Enquanto em 2018, os órgãos competentes registraram 10 roubos a coletivos, neste ano, esse índice caiu para três ocorrências.
A informação foi compartilhada pelo secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota, em coletiva de imprensa, na manhã desta sexta-feira (1º). De acordo com ele, o número de atos de vandalismo nos coletivos também reduziu de 12 para 10 casos.
Outros dados divulgados apontam que 1,2 mil mototaxistas circularam nos circuitos da festa, o dobro do registrado no ano passado quando o serviço foi regulamentado. Além disso, mais de 1,2 milhão de pessoas utilizaram o transporte público e 6,8 mil pessoas usaram o “Expresso Carnaval”.
Vigente na folia da capital baiana há cinco anos, o expresso conta com 50 ônibus especiais para levar os foliões de shoppings aos circuitos da festa.
“Pega as pessoas no Shopping Salvador, Salvador Norte e esse ano nós temos a novidade do Shopping Paralela. As pessoas podem deixar o carro em um desses shoppings, são 10 vagas disponíveis, e você paga R$ 10 pra ir pra o circuito e R$ 10 pra voltar”, explica Mota.
Outro destaque na quinta-feira de Carnaval foi a linha Lapa – Calabar, implantada há três anos. “É a única linha que tem acesso ao circuito da Centenário, então quem está pegando qualquer meio de transporte que desce na Estação da Lapa, pega essa linha gratuita, desce no Calabar e, na volta, da mesma forma”, pontua o secretário.
Segundo ele, na quinta do ano passado, essa linha transportou 42 mil pessoas. Já neste ano, 81 mil passageiros usaram essa opção segundo o Bahia Notícias. Foto: João Brandão / Bahia Notícias Foto: Secom