A eleição da lista sêxtupla do Quinto Constitucional para vaga de desembargador do TJ da Bahia transcorre com tumulto nesta quarta (19). Diversos advogados têm reclamado que não conseguem votar em seus candidatos no sistema desenvolvido pela Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA) para realizar o escrutínio. Um advogado relatou que tenta votar há mais de cinco horas e não consegue.

 

O advogado ainda diz que a página de votação simplesmente não carrega. O fato foi verificado pelo site Bahia Notícias, que, por diversas vezes, tentou entrar na página indicada pela Ordem dos Advogados na Bahia. Um membro da campanha de um candidato também relatou que nem mesmo a equipe de apoio tem conseguido votar através do sistema.

 

Ele disse que, na região de Luis Eduardo Magalhães, apenas cinco pessoas conseguiram votar, e o fato preocupa os candidatos que concorrem à vaga de desembargador, pois podem ser prejudicados no certame. Muitos advogados têm desistido de votar. O sistema, quando carrega, não mostra a foto de todos os candidatos. Diante da instabilidade, há possibilidade dos candidatos impugnarem a eleição ou da Ordem suspender a votação.

 

Uma medida mais drástica pode ser a judicialização da eleição da lista sêxtupla. O presidente da OAB-BA, Luiz Viana, informou que já está a caminho da sede da Ordem para discutir com o setor técnico as providências que serão adotadas para sanar o problema.