Foto: Betto Jr./ Secom/Arquivo

No 2 de Julho, dia em que os pré-candidatos a prefeito de Salvador e suas claques enchiam as ruas da Soledade e Lapinha, a Real Time Big Data registrava na Justiça Eleitoral mais uma rodada de pesquisa para o cenário eleitoral da capital. O instituto entrara em campo nos dias 5 e 6, e o resultado será divulgado na segunda (8). Serão ouvidas 1000 pessoas.

Além de perguntar em quem o eleitor vai votar – serão mostrados os nomes de Bruno Reis (UB), Eslane Paixão (UP), Geraldo Jr )MDB), Giovani Damico (PCB), Kleber Rosa (PSOL) e Victor Marinho (PSTU) – a Real Big Data vai avaliar as gestões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governadorJerônimo Rodrigues e do prefeito de Salvador, Bruno Reis.

A maior parte do eleitorado entrevistado é feminino (55%), com idades entre 45 e 59 anos (27%) e com renda até dois salários (75%) e ensino médio completo ou incompleto (52%). No questionário, o eleitor deve responder se apoia e como avalia os gestores federal, estadual e municipal.

A Real Big Data quer saber, ainda, qual imagem o eleitor tem dos seguintes políticos: o presidente Lula, ex-presidente, Jair Bolsonaro; o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto; o ministro da Casa Civil, Rui Costa; os senadores Otto Alencar e Jaques Wagner; além do ex-ministro João Roma. A pesquisa foi registrada no TRE sob o número BA00753/2024. O levantamento tem 95% de confiança. A margem de erro é de 3% para mais ou menos. BNews