Os municípios de Retirolândia e Serrinha, ambos na região próxima a Feira de Santana, detectaram dois casos da nova variante da Covid-19, denominada P.1, que teve origem em Manaus. Os casos foram confirmados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Em Serrinha, a confirmação ocorreu na segunda-feira (26). Já em Retirolândia, o caso da variante foi detectado na última quinta-feira (22).

De acordo com a prefeitura de Retirolândia, nesta terça-feira (27), a variante registrada no município foi encontrada em um paciente que foi visitar um familiar em um hospital de Salvador. Sete dias depois começaram os sintomas. O estado de saúde do paciente piorou e ele foi transferido para a UTI. Nesta terça, o paciente se recupera na enfermaria.

Ainda segundo a gestão municipal de Retirolândia, os parentes do paciente também testaram positivo, mas estão recuperados. Já em Serrinha, o paciente contaminado foi um homem de 33 anos. Segundo a Secretaria de Saúde do município, ele começou a ter sintomas no mês de março, não precisou ficar internado, não tem comorbidades e está bem.

O município reforça que a variante requer mais cuidado porque pode ser transmitida com mais facilidade e ser mais grave. Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), até a quinta-feira (22), foram confirmados 56 casos da variante P.1, em 24 cidades baianas. Desses casos, 20 pacientes precisaram de internação e 15 pessoas morreram. G1