O deputado federal Ricardo Maia (MDB) emplacou nesta quarta-feira (28) o ex-vereador de Ribeira do Pombal Roberto Alcântara para a superintendência na Bahia do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit). A indicação já havia sido antecipada com exclusividade por este Política Livre.
Com isso, o emedebista venceu a queda de braço com servidores concursados do órgão, que entregaram ao Ministério das Relações Institucionais do governo Lula (PT) um abaixo assinado contra a nomeação do ex-vereador e defendendo a indicação de um quadro técnico. Em resposta, Maia disse que o aliado, que é formado em Direito, cumpre todos os requisitos legais para assumir a função.
O deputado, que já foi prefeito de Ribeira do Pombal e tem uma atuação política forte na região nordeste do Estado – o filho homônimo dele é prefeito de Tucano atualmente, pelo PSD -, é o único representante do MDB da Bahia no Congresso Nacional. A nomeação do aliado do parlamentar foi assinada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), que exonerou hoje da mesma função o servidor de carreira do Dnit Amauri Souza Lima, que estava interino.
Lula tem cobrado do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e da Casa Civil, Rui Costa, que acelerem as nomeações de indicados de parlamentares para os cargos federais. O objetivo é melhorar a relação com o Congresso Nacional, sobretudo a Câmara. Até agora, ao menos dez deputados federais da Bahia já emplacaram aliados em estruturas federais no Estado. Política Livre