De acordo com o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, a situação do Vitória ficou um pouco mais complicada depois do término da 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, finalizada na noite desta última segunda-feira (29), quando o Ceará venceu o Atlético-MG por 2 a 1, e subiu para a 13ª colocação com 37 pontos segundo informações do Bahia Notícias. O time rubro-negro tem 33 e ocupa a penúltima posição.

 

Antes, o Leão tinha 58% de risco de rebaixamento e agora aparece com 60%. Já o arquirrival Bahia contabilizava 6% e subiu para 7%. O Tricolor é o 12º colocado e possui 37 pontos. O estudo tem como base o mando de campo dos jogos e o retrospecto das equipes no Campeonato Brasileiro, bem como a dificuldade dos confrontos em função dos adversários.

 

Pelo Brasileirão, o próximo adversário do Vitória é o Paraná, domingo (4), às 16h (horário de Salvador), fora de casa, válido pela 32ª rodada. Já o Bahia vai pegar a Chapecoense, às 18h, na Arena Fonte Nova. Com o Campeonato Brasileiro perto do fim, cada partida é uma final para o Vitória. O time comandado pelo técnico Paulo Cézar Carpegiani está em uma situação desconfortável. A equipe tem 33 pontos e ocupa a 19ª posição.

 

De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o número “mágico” para escapar do risco do rebaixamento é 45 pontos. Diante disso, o Leão precisa vencer quatro dos sete jogos que faltam para o término do certame para continuar na elite do futebol nacional. Isso corresponde a 57,14% de aproveitamento.

 

Atualmente, o Rubro-Negro baiano soma 35,5%. Nas “sete finais” que o Vitória tem pela frente, quatro partidas serão fora de casa: Paraná, Sport, Cruzeiro e Palmeiras. Já no Barradão, o time vai encarar o Bahia, Atlético-PR e Grêmio.