EC Vitória

Dois rivais com campanhas opostas na Série C cruzarão o caminho do Vitória nas rodadas restantes da primeira fase, o líder Mirassol e o lanterna Brasil de Pelotas. O Leão enfrenta o time paulista domingo (7), às 19h, no estádio Maião, na cidade de Mirassol (SP). O jogo contra a equipe gaúcha será no dia 13, um sábado, às 17h, no Barradão.

A partida contra o Mirassol é decisiva, pois em caso de derrota, o Leão corre risco de chegar eliminado à última rodada. O adversário garantiu antecipadamente a classificação e, nos jogos que restam, contra Botafogo-PB, Vitória e Manaus, vai só defender o topo da tabela. O confronto com o time paraibano é nessa quarta-feira (3), atrasado da 12ª rodada, em João Pessoa.

O Vitória tem uma missão inédita, já que o Mirassol está invicto em casa nesta Série C, com 91,7% de aproveitamento, fruto de sete triunfos e um empate. Na rodada passada, no entanto, uma após garantir a classificação, o líder perdeu do Ypiranga-RS, por 2×1, como visitante. Ainda assim, possui dez vitórias, dois empates e quatro derrotas em 16 partidas disputadas.

Se o Mirassol exibe números de dar inveja, o Brasil de Pelotas vive o oposto. Apesar de ainda ter chance matemática de permanecer na terceira divisão, a queda à Série D é quase certa, pois está cinco pontos atrás do 16º colocado, o Floresta. Portanto, é possível que a equipe gaúcha chegue ao Barradão rebaixada.

O Brasil de Pelotas vem de duas derrotas, a última delas por 2×1, contra o Floresta, em Fortaleza. Foi a sexta como visitante. Nessa condição, acumula também dois empates e não venceu nenhuma vez. Tem o pior aproveitamento fora de casa, com apenas 8,3%. E no geral, somou apenas 14 pontos em 17 rodadas, com três vitórias, cinco empates e nove derrotas.

Os duelos com Mirassol e Brasil de Pelotas certamente serão bem distintos, mas o Vitória provavelmente vai precisar vencer ambos para tentar conseguir uma vaga entre os oito primeiros colocados, que vão para a segunda fase. O rubro-negro não depende só das próprias forças. Está na 11ª posição, com 23 pontos, dois a menos que o Remo, 8º colocado. Correio da Bahia