O vice-líder do governo do estado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), e membro do Diretório Nacional do PT, deputado Robinson Almeida (PT), apresentou proposta de chapa para a disputa majoritária do lado governo nas eleições de outubro de 2022.

O objetivo da arrumação, avaliou o petista, é assegurar uma ampla vitória da chapa governista no primeiro turno ao eleger Lula (PT), presidente; Jaques Wagner (PT), governador; Otto Alencar (PSD), vice-governador e Rui Costa (PT), senador.

A proposta de Robinson Almeida permite que o vice-governador João Leão (PP) assuma o governo da Bahia de forma permanente por 9 meses. “Wagner governador, Otto vice e Rui Senador. Com apoio de Lula presidente, seria a chapa 13-13-13 pra ganhar as eleições na Bahia já no primeiro turno”, defendeu Robinson.

“Nesse desenho, o PP, com João Leão, comandaria o governo do estado por nove meses. O PP também ocuparia a primeira suplência de senador”, projetou o parlamentar. Os possíveis cenários para a eleição local foram discutidos em uma reunião com o ex-presidente Lula, em São Paulo, semana passada. Novas rodadas de conversas estão previstas para definir a composição da chapa, entre as forças políticas que dão sustentação a coalizão liderada pelo PT na Bahia desde 2007.