EC Bahia

Em uma tarde de boa atuação, especialmente no primeiro tempo, o Bahia venceu o América-RN por 2 a 0 e carimbou a classificação antecipada para a fase de mata-mata da Copa do Nordeste. Élber e Juninho Capixaba anotaram os gols da partida, que foi disputada neste sábado, na Arena das Dunas.

Embora tenha tido amplo domínio no jogo, o Bahia não conseguiu “matar o jogo” e correu risco até o fim, quando Capixaba acertou uma bela finalização e colocou números finais no duelo.

Para o técnico Roger Machado, o Bahia fez um jogo consistente. Ele também celebrou a classificação antecipada para a próxima fase do Nordestão.

– Sabia que a vitória nos daria possibilidade de classificar, acima de tudo, com uma pontuação que pudesse nos levar à primeira colocação. Foco dividido em duas competições, depois de resultado importante, conquistar triunfo, três pontos. Atuamos bem em 90% do jogo. Se você imaginar que vai dominar o adversário o tempo todo, o adversário conseguiu crescer no começo do segundo tempo, onde, de três zagueiros, saiu com linha de quatro e teve como atacar melhor em profundidade. Depois a gente controlou. Segundo gol saiu nos acréscimos para determinar o triunfo. Fizemos um jogo consistente, mais um belo jogo, principalmente taticamente, que prezo bastante – disse.

Pela primeira vez desde que foi anunciado pelo Bahia, o meia Rodriguinho foi titular e arrancou elogios pela movimentação e lucidez do meio-campo para frente.

Roger não perdeu a oportunidade de elogiar o meia, que veste a camisa 10 e é motivo de esperança por parte da torcida tricolor.

– A gente tem buscado um jogador para essa posição. Um companheiro para o Gilberto. Alguém que possa não só ter como figura o jogo de articulação, mas que também seja envolvido no jogo, possa estar perto da área ou dentro dela. Rodrigo tem familiaridade com essa característica e também consegue ser esse jogador quando necessário, quando o artilheiro não balançar a rede, que a gente tenha mais opções, como hoje. Ele fez bela partida, assim como entrou bem na última, se movimentou bem, sabe ocupar bem os espaços, entende bem as movimentações e posições de onde tem que pegar a bola com mais conforto. No nosso modelo, não teve dificuldade em se adaptar – afirmou Roger Machado.

Outro que recebeu elogios de Roger Machado foi o lateral Juninho Capixaba, que, além do gol, descolou a assistência para Élber marcar de cabeça.

– Comentei: “Se eu não te transformar em um dos melhores laterais esquerdos do Brasil, eu largo”. Quando contratamos, assim como Zeca, queríamos um jogador para articular o jogo principalmente. A dúvida que gerou em cima dele era a questão dele na linha. Porque a gente sabia o que ofensivamente ele podia no oferecer. Adaptação à linha de marcação encaixou perfeito. Protege bem linha, evita bola nas costas, rápido, bom no um contra um. Faz tenha muito aprendizado e vai crescer. Assim como poderia ser o Juninho [o melhor jogador da partida], por vezes, quem não tem brilho do jogo para o torcedor, mas taticamente e tecnicamente conduz e dá a direção do jogo, costumo dizer que o nome volante é porque ele que dá direcionamento do time. Junto com Rodriguinho, Capixaba, Flávio foi um destaque, porque além de organizar, fazer pressão e entrar no campo de ataque para que a gente jogue, impressionante a evolução do ano passado para cá – disse.

Com a vitória, o Bahia chegou aos 14 pontos e aparece na ponta da tabela. O próximo adversário do Tricolor é o Náutico, partida marcada para o próximo sábado, na Arena Fonte Nova. Globoesporte