EC Bahia

O domingo foi de estreia no Bahia. Emprestado pelo Flamengo, o volante Ronaldo fez, no empate em 1 a 1 com o Goiás, a primeira partida como titular com a camisa tricolor. Ele substituiu Gregore, o maior ladrão de bolas da Série A, e não decepcionou. Foi um dos destaques da equipe e conseguiu sete desarmes ao longo de 90 minutos.

O desempenho fez com que Ronaldo fosse escolhido para compor a seleção da rodada da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Nesta segunda-feira, o jogador avaliou a chance de atuar como titular e aprovou a estreia.

– Acredito ter feito uma partida segura, respeitando o que o Roger [Machado, técnico do Bahia] pediu para fazer em campo. Me senti bem e estou à disposição para poder ajudar sempre. Gostaríamos de ter saído com a vitória, mas foi importante termos pontuado. (…) Fui bem no jogo. Trocaria essa indicação por mais dois pontos, mas entendo que consegui contribuir com a equipe. Fico feliz pelo reconhecimento e continuarei trabalhando forte por mais – disse o volante ao GloboEsporte.com.

Ronaldo também foi bem no Cartola FC. O volante foi o melhor pontuador do Bahia na partida, com 10.70 pontos. O desempenho gerou benefício próprio, já que ele se escalou no fantasy game.

– Eu costumo jogar, sim, e sempre escalo alguns companheiros. Dessa vez me escalei e me dei bem (risos). Os demais não tiveram uma nota muito boa, não, mas eram amigos de outras equipes.

O Bahia volta a jogar no próximo sábado, às 11h (de Brasília), contra o Atlético-MG, no Independência. Gregore e Elton estão à disposição de Roger Machado para a partida, mas Ronaldo não se incomoda com a concorrência. Ele considera que ter peças de qualidade para compor o time é uma vantagem diante de um campeonato difícil.

– O Bahia precisa de todos prontos, nas suas melhores condições. Roger é quem tem o dever de definir a equipe, e fico muito tranquilo com relação a isso, pois me empenho e o clube conta com excelentes atletas para a posição.

Para a partida de sábado, o Bahia não contará com Moisés e Ezequiel, que estão suspensos. O lateral-esquerdo levou cartão vermelho contra o Goiás, a quarta expulsão de jogadores tricolores nas últimas cinco partidas do Campeonato Brasileiro. Ronaldo contou que o grupo se cobra para evitar novas advertências e, consequentemente, suspensões.

– A cobrança existe, mas, ao mesmo tempo, não podemos deixar de tomar cartão e tomar um gol. Falta faz parte do jogo, e é claro que procuramos a recuperação sem cometer a falta, mas nem sempre é possível. É preciso ter cautela para não prejudicarmos a equipe sem que isso enfraqueça nosso poder de marcação – finalizou. Globoesporte