Foto: Lucas Arraz/ Bahia Notícias

O governador da Bahia, Rui Costa, convocou o deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) para uma reunião de emergência nesta tarde. Na pauta da conversa, as eleições para presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) – o parlamentar é um dos candidatos. O encontro faz parte dos esforços do governador de evitar um racha na base aliada por causa da disputa travada entre PP e PSD pelo comando do Legislativo estadual.

Nas últimas semanas, o petista tem investido em reuniões com as siglas de apoio ao governo na Casa em busca de um candidato único para o pleito. Tem esbarrado, entretanto, na resistência dos dois partidos de abrirem mão de seus nomes. Rui usou o fim de semana para intensificar as conversas com os partidos. No sábado (9), esteve com dirigentes de PSB, PCdoB e PSD. Neste domingo (10), teve encontro com a alta cúpula do PP baiano, a exemplo do vice-governador e presidente do partido na Bahia, João Leão.

O imbróglio entre PP e PSD tem como origem um acordo celebrado pelo petista com as duas siglas, em dezembro de 2018. Para evitar um bate-chapa envolvendo as legendas, ele foi avalista do seguinte trato: Nelson Leal assumir a presidência da Casa pelo PP no biênio 2019-2020; Adolfo Menezes seria o substituto no cargo, pelo PSD, entre 2021 e 2022. O problema começou quando Leal passou a articular a reeleição dele, em descumprimento ao acordo, o que gerou reclamações do PSD.

Sem conseguir levar à frente a reeleição de Leal, o PP não largou o osso e lançou a candidatura de Niltinho para concorrer ao cargo. Com receio de um racha devido ao confronto, Rui entrou em campo para conseguir um nome de consenso entre as siglas, que receberia o apoio de toda a base aliada. (Bahia Notícias)