O governador Rui Costa (PT) e o secretário de Relações Institucionais do Estado, Luiz Caetano, partiram para a ofensiva contra o prefeito de Jequié e presidente da União Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá (PP), ao responder acusações feitas supostamente pelo gestor municipal sobre obras paradas do governo.

Cumprindo agenda em Botuporã nesta quinta-feira (14), Rui acusou opositores de utilizar documentos falsos para alegar o cancelamento de convênios do governo com prefeituras do interior.

“Pela manhã eu liguei para Caetano e pedi para ele ir numa rádio em Ribeira do Pombal e desmentir a fake news que chega ao acinte, a um ato criminoso, de falsificar da Conder, do Governo do Estado, para mandar para os veículos de comunicação, para os prefeitos, para espalhar em grupos do WhatsApp, com mentiras e calúnias e desinformação. Uma delas é que teriam sido cancelados os convêncios com os municípios na região de Pombal. Caetano ligou para a arádio para esclarecer que aquilo era uma fake news”, explicou o governador, sem citar o nome de Zé Cocá.

“Infelizmente, chega nesse período e as pessoas, que querem ser candidatos, deviam apresentar o que elas vão fazer em cada região, em cada cidade. Mas no Brasil se habituou que quem não faz ou não sabe fazer, passa a distribuir ódio, mentiras e calúnias contra os outros. Peço aos prefeitos que fiquem atentos”, completou Rui.

O documento citado pelo governador, segundo Caetano, se trata de uma planilha falsa indicando supostas obras estaduais canceladas pela gestão estadual. O secretário, que deve ser nomeado em breve como coordenador de campanha de Jerônimo Rodrigues (PT), tem feito diversos ataques à opositores do governo.

“O presidente da UPB está fazendo fake news no estado dizendo que vários convênios da Conder foram cancelados na Bahia. É mentira. Da semana passada para cá o governador já atendeu mais de 250 prefeitos para falar sobre diversos assuntos, inclusive sobre as obras. E todos os convênios e contratos foram resolvidos. São mais de 700 pela Conder, quase 200 pela Educação, além de muitos outros da Seinfra, Cerb, Sudesb, Saúde. Por tudo isso que eles [os opositores] foram para o desespero”, disse Caetano.

“Eles estão desesperados e criam fake news. Os nossos opositores estão assustados porque a gente tem time e o nosso time é o time de Lula. Nós temos lado: é o lado de Lula, Rui, Otto e Wagner. É por isso que eles estão desesperados”, completou Caetano.

Vale lembrar que Zé Cocá hoje faz parte da base do pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (UB). O gestor saiu da base petista logo após o rompimento do vice-governador, João Leão (PP), com a gestão estadual. BNews