Foto: Divulgação

O governador Rui Costa (PT) e o secretário de Relações Institucionais do Estado, Luiz Caetano, trocaram farpas publicamente ontem com o prefeito de Jequié e presidente da União Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá (PP). Os petistas reagiram contra as acusações do oposicionista a respeito de obras paradas da gestão estadual.

Em uma rádio, Caetano criticou a circulação de uma planilha supostamente “falsa” indicando obras estaduais canceladas. O secretário de articulação política do governo de Rui Costa acusou os opositores de espalharem fake news.

“O presidente da UPB está fazendo fake news no estado dizendo que vários convênios da Conder foram cancelados na Bahia. É mentira. Da semana passada para cá o governador já atendeu mais de 250 prefeitos para falar sobre diversos assuntos, inclusive sobre as obras. E todos os convênios e contratos foram resolvidos. São mais de 700 pela Conder, quase 200 pela Educação, além de muitos outros da Seinfra, Cerb, Sudesb, Saúde. Por tudo isso que eles [os opositores] foram para o desespero”, disparou Caetano.

“São mais de 300 prefeitos que já apoiam Jerônimo Rodrigues e estão fechados com o governo”, acrescentou Caetano.

Cumprindo agenda em Botuporã ontem, o próprio Rui acusou opositores de utilizar documentos falsos para alegar o cancelamento de convênios do governo com prefeituras do interior.

“Pela manhã eu liguei para Caetano e pedi para ele ir numa rádio em Ribeira do Pombal e desmentir a fake news que chega ao acinte, a um ato criminoso, de falsificar da Conder, do Governo do Estado, para mandar para os veículos de comunicação, para os prefeitos, para espalhar em grupos do WhatsApp, com mentiras e calúnias e desinformação. Uma delas é que teriam sido cancelados os convênios com os municípios na região de Pombal. Caetano ligou para a rádio para esclarecer que aquilo era uma fake news”, explicou o governador, sem citar o nome de Zé Cocá.
“Infelizmente, chega nesse período e as pessoas, que querem ser candidatos, deviam apresentar o que elas vão fazer em cada região, em cada cidade. Mas no Brasil se habituou que quem não faz ou não sabe fazer, passa a distribuir ódio, mentiras e calúnias contra os outros. Peço aos prefeitos que fiquem atentos”, completou Rui.

Zé Cocá, por sua vez, declarou que “que em momento algum a UPB direcionou qualquer comunicado aos municípios, tão pouco divulgou lista ou documento referente ao cancelamento de convênios firmado pelo Governo do Estado, através da Conder, com as prefeituras”. Ele também disse ver com “estranheza” as acusações de Caetano. “Por esse motivo, solicitamos inclusive que o nosso corpo técnico se reunisse com a equipe da Conder para orientar os prefeitos na condução do processo, como sempre ocorreu ao longo dos anos de forma republicana, tendo sido a reunião cancelada por duas vezes”, declarou, por meio de nota. Tribuna da Bahia