Bahia Notícias

Após desistir de comparecer à inauguração do novo aeroporto de Vitória da Conquista, o governador Rui Costa (PT) fez uma série de críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PSL). Para ele, o evento se transformou em uma convenção político-partidária, sem a participação popular. “Não esperava na vida ver um presidente falar tanta baixaria”, declarou o petista, segundo a coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo.

A decisão de Rui foi tomada após a repercussão de um vídeo, feito na última sexta-feira (19), em que o capitão diz que “daqueles governadores de Paraíba, o pior é o do Maranhão”. “Paraíba” é a forma pejorativa com que se referem aos nordestinos no Rio de Janeiro.

“E como um presidente brinca com o tamanho da cabeça de um ministro para dizer que ele pode ser do Nordeste?”, lembrou Rui, em referência a uma transmissão ao vivo feita por Bolsonaro. Na ocasião, ele perguntou ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, se ele tinha “parente pau-de-arara”. “Com essa cabeça aí, tu não nega, não”, declarou o presidente aos risos.

Em meio a essa discussão, o aeroporto será inaugurado na manhã desta terça-feira (23) sem Rui Costa. De acordo com o blog Painel, o governo federal limitou o número de convidados da gestão de Rui a 100 pessoas de um total de 600 espaços disponíveis. Além disso, ao longo de toda a semana passada, as gestões travaram uma disputa pela paternidade da obra.