Após o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ser condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a oito anos de inelegibilidade, um dos principais cotados para ser o candidato bolsonarista para a presidência da República em 2026 é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). No entanto, ele vem dando sinais de que não pretende entrar na disputa.
De acordo com a coluna de Bela Megale no jornal O Globo, Tarcísio acredita o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tentará a reeleição em 2026. O governador de São Paulo acredita que não tem “musculatura política” suficiente para encarar o petista.
Ainda segundo a publicação, Tarcísio de Freitas vem sendo aconselhado pelo secretário da Casa Civil do governo paulista, Gilberto Kassab (PSD), a focar apenas na reeleição para o governo estadual e esquecer os “apelos da base bolsonarista”, que querem que o ex-ministro dispute a presidência.
Tarcísio ganhou força após a inelegibilidade de Bolsonaro, mas vem evitando se colocar como sucessor do ex-presidente. Nas redes sociais, o governador de São Paulo disse que a liderança de Bolsonaro é “inquestionável e perdura”.
No entanto, essa tentativa de se colocar como uma figura modesta não estar convencendo a todos. Nos bastidores, existe a análise de que Tarcísio vem testando a sua popularidade junto ao eleitorado e não afastar outros interessados da direita a disputar a presidência em 2026. Ele ainda quer evitar se colocar antecipadamente na principal figura de oposição a Lula. BN