O Direto da Redação do Portal Infosaj/TV Recôncavo desta terça-feira (31), conversou com o engenheiro Ambiental Gleidson França. Ele falou sobre o trabalho realizado pela Copa Ambiental no Aterro Sanitário de Santo Antônio de Jesus e explicou o Marco Legal do Saneamento Básico, que é uma lei já existente que foi atualizada em julho de 2020 pelo governo federal em que trata sobre o esgotamento sanitário, abastecimento de água, manejo de resíduos e drenagem fluvial. Esses são os quatros pilares mais importante do saneamento. Segundo Gleidson, o novo marco vai gerar uma cobrança ao consumidor sobre o manejo de resíduos, principalmente o da coleta de lixo, e que alguns municípios já estão realizando essas cobranças através das Prefeituras. Ele ainda explicou que o manejo de resíduos é um conjunto de atividades que são feitas de porta em porta e levado até ao aterro para ser tratado corretamente. O engenheiro também falou sobre o trabalho no Aterro Sanitário da cidade e afirma que há todo um processo para não prejudicar o meio ambiente e explica o processo de chorume. Ele orientou a população, em especial, as donas de casa, para que siga o horário em que o caminhão coletor passa para recolher o lixo e lembrou da importância de separar o orgânico do perfuro cortante. França disse que para uma cidade se manter limpa, não precisa necessariamente só do serviço de coleta, mas sim da comunidade em geral através de um trabalho em conjunto para manutenção do município. O engenheiro revelou que em Santo Antônio de Jesus hoje tem sete roteiros de coleta e que em média são recolhidas mais de cem toneladas de lixo domiciliar por dia. E que a Copa Ambiental conta com uma equipe para coleta de material volumoso. França destacou um projeto de compostagem para transformar adubo para todo tipo de plantação e outros assuntos importantes.

Assista o Direto da Redação desta terça-feira (31); como convidado, recebemos o engenheiro da Copa Ambiental Gleidson França

A Copa Engenharia Ambiental possui equipe capacitada para a operação e elaboração de projeto de Aterros Sanitários, de forma a identicar soluções adequadas para a disposição de resíduos sólidos. Desde de 2011 a empresa gerencia o Aterro Sanitário de Santo Antônio de Jesus, tratando os resíduos sólidos do próprio município e municípios vizinhos, com modernas técnicas de engenharia, viabilizando e coordenando a gestão de programas e suas execuções, com vistas ao desenvolvimento sustentável. A empresa foi fundada em dezembro de 2006 para atender o mercado com exelencia na gestão de resíduos sólidos junto a iniciativas públicas e privadas. O seu corpo técnico é formado por profissionais de nível superior com formação em Engenharia Sanitária e Ambiental com especialização em Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Engenheiro de Segurança, Engenheiro Civil, Biólogo, técnicos de Segurança e técnicos de Meio Ambiente.

Conheça o Aterro Sanitário de Santo Antônio de Jesus, gerenciado pela Copa Engenharia  Ambiental