foto: Divulgação

Mais um feriado chegou – agora, a comemoração da Proclamação da República, na segunda-feira (15) – e mais uma vez Salvador veio à cabeça dos viajantes no momento de decidir onde passar os dias de descanso. O levantamento mais recente da plataforma Booking.com, que facilita o planejamento e reserva de viagens, mostrou a cidade como o quinto destino mais reservado pelos turistas, sendo o único da Região Nordeste na lista. Embora a pesquisa tenha sido feita em datas anteriores ao feriadão e os dados possam ter mudanças sutis por conta dos cancelamentos e de novas reservas, já é possível ver nas ruas que Salvador repetiu a alta demanda vista nos feriados prolongados de 12 de outubro e 2 de novembro, quando a ocupação hoteleira atingiu seu patamar máximo.

Em alguns empreendimentos, já não era mais possível achar vagas para se hospedar durante o feriadão, sustentando a tendência de crescimento sentida pela seccional baiana da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH-BA); para Luciano Lopes, presidente da entidade, os cuidados conjuntos do trade turístico fizeram a confiança do viajante voltar gradativamente, melhorando o desempenho dos hoteis de lazer, que estão com níveis de ocupação bem próximos do que costumava ser visto antes da pandemia. A volta dos cruzeiros marítimos com paradas em Salvador, momento em que os visitantes aproveitam para ver os atrativos da cidade, foi um incentivo que trouxe ainda mais otimismo à hotelaria. “Esperamos que esse movimento continue e que possamos receber cada vez mais turistas”, projetou Lopes.

O Centro Histórico, um dos maiores cartões-postais da cidade e que todos os anos atrai visitantes interessados em sua arquitetura e manifestações culturais, estava com uma cara bem diferente do mesmo período do ano passado, quando reportagens da Tribuna mostraram ruas desertas: centenas de turistas passeavam pelo Elevador Lacerda e tiravam fotos da vista da Baía de Todos-os-Santos, que completou 520 anos no início do mês, enquanto eram recepcionados por baianas e guias turísticos. Salvador despertou tanto o interesse de quem quer curtir o feriadão, que alguns aeroportos precisaram disponibilizar voos extras, como o de Confins (MG). No Aeroporto Internacional de Brasília, a capital baiana também apareceu como um dos destinos mais procurados, segundo informações do próprio terminal.

A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) está confiante no reaquecimento do setor no Estado, e atribui o novo êxito no fluxo de turistas ao plano estratégico elaborado pela pasta, que incluiu ações de promoção dos destinos baianos por oito cidades brasileiras, como São Paulo e Gramado (RS); a primeira leva a ‘fama’ de trazer muitos turistas para conhecer os encantos de Salvador, principalmente em períodos como o Carnaval e a virada de ano. De acordo com Maurício Bacelar, titular da secretaria, a meta tem sido recolocar a Bahia como o destino mais procurado no momento de viajar, e para isso a Setur tem se engajado na capacitação dos agentes e numa articulação sólida com o trade. “Vamos divulgar nossos atrativos nos principais polos emissores de turistas do país”, afirmou. O presidente da seção baiana da Associação Brasileira de Viagens (ABAV-BA), Jean Paul Gonze, também tem expectativas em relação ao retorno dos viajantes. “A Bahia é um destino que tem condições de oferecer qualidade e tudo o que o turista pode desejar”, declarou. Tribuna da Bahia – Por Lily Menezes


Compartilhe