Durante a sessão ordinária desta última segunda-feira (25) na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado estadual Alan Sanches (UB), líder da oposição na Casa, afirmou que Salvador tem feito a sua parte para conter a violência na capital baiana, mesmo a responsabilidade constitucional pela segurança pública ser do Governo do Estado.
“Salvador tem feito o seu papel. Vemos investimento na Guarda Municipal, agentes em localidades, apesar de não ser responsabilidade constitucional da Prefeitura, ela tem feito a sua parte. Eu mesmo já fui vítima de um assalto na Barra e hoje já vemos segurança lá”, disse Alan.
Durante o seu discurso, o parlamentar afirmou que o que falta para conter a violência na Bahia é “investimento”. “Nós chamamos atenção para o relatório do TCE quando ele trazia a falta de investimento na segurança pública. Em 2016 para 2022 o orçamento foi um pouco mais que o dobro e tivemos um investimento menor em segurança pública, caindo de 17% para 8,7%, na proporcionalidade. O que faltou durante todo esse tempo foi investimento”, acrescentou.
Alan ainda disse que o governador deveria assumir a responsabilidade sobre a crise no setor: “O líder não pode se esconder. Ele precisa puxar para si a sua responsabilidade. O senador Otto Alencar disse que o problema é na raiz, e eu concordo com ele, mas quem toma conta desta raiz há 17 anos?”, finalizou. Política Livre