Foto: Joá Souza / A Tarde

Salvador registrou 1975 casos de assaltos a ônibus em Salvador, durante 2019, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Os casos ocorreram em vias urbanas e também em rodovias que cortam a capital.

De acordo com a SSP, os dados são referentes aos meses de janeiro a dezembro. Nesse período, a média foi de três assaltos por dia. Em todo o ano de 2018, foram registrados 2.033 assaltos a ônibus em Salvador.

Segundo informações da Secretaria de Mobilidade Urbana, desde 2016 foi assinado um protocolo com a Secretaria de Segurança Pública, que fizeram com que as imagens gravadas pelas câmeras dos ônibus sejam enviadas para a Polícia Civil para ajudar nas investigações.

“Desde quando nós fizemos o novo processo de concessão de serviço de transporte público da cidade de Salvador, nós colocamos referências de quem viesse a ganhar o processo licitatório, teriam que colocar câmeras que mostrassem as imagens nítidas, porque não adiantaria você ter qualquer tipo de câmera e você não conseguir identificar o que estava acontecendo dentro do ônibus”, disse o secretário de mobilidade Fábio Mota.

“Desde 2014 para cá [2020], todos os ônibus que entraram na cidade de Salvador, entraram com câmeras novas, com resolução perfeita, que dar para identificar o que está acontecendo dentro do ônibus”, completou.

A Polícia Militar informou que no ano passado, em relação a 2018, o órgão conseguiu reduzir o roubos a ônibus em mais de 3%. Segundo o subcomandante da Operação Gêmeos, capitão Roberto Santos, um dos principais desafios é identificar os pontos de fuga dos suspeitos.

“A linha [do ônibus] não é um fator preponderante para eles

. Eles observam a frequência do ônibus, a presença da população, a movimentação das pessoas e a facilidade da fuga. Onde vai embarcar pouco importa, eles podem embarcar um quilômetro, dois quilômetros, mas já de plano, eles têm onde precisam descer [do transporte]”, explicou o capitão.

Na manhã desta última sexta-feira (17), um ônibus do transporte urbano de Salvador, que fazia a linha Cajazeiras/Boca da Mata-Estação Pirajá, foi assaltado por dois homens, na BR-324.

Na ação, um dos suspeitos foi contido e agredido por populares, até que policiais militares chegaram ao local e conduziram o rapaz para o Grupo Especial de Repressão a Roubos de Coletivos (Gerc), na Baixa do Fiscal. Não há detalhes sobre o paradeiro do outro suspeito de participação no assalto. G1