Vinte leitos para tratar pacientes com Covid-19 foram inaugurados na manhã desta quinta-feira (16), na Santa Casa de Valença, cidade do baixo-sul da Bahia. O município já possui mais de 700 casos da doença. Ao todo, são 10 leitos de UTI e 10 de enfermaria clínica. Os pacientes começarão a chegar à unidade sexta-feira (17). O prefeito Ricardo Moura acompanhou a inauguração da unidade.

“Eu não tenho dúvida que essas UTIs implantadas em nosso município vão salvar vidas”, disse. Segundo a assessoria da Santa Casa, foram investidos cerca de R$ 250 mil entre obras e equipamentos dos novos leitos. A construção levou cerca de 20 dias. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Sesab, até quarta-feira (15), Valença havia registrado 714 casos do novo coronavírus, com 28 mortes.

Comércio

Em junho, a prefeitura determinou a reabertura de comércio de ambulantes. No início deste mês, a Justiça da Bahia determinou a suspensão do decreto que previa a flexibilização do comércio no município. A decisão atendeu a uma ação civil ajuizada pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE), que buscou a nulidade do decreto municipal do dia 25 de junho.

A decisão determinou ainda que a cidade seja obrigada a se abster de adotar qualquer medida que autorize funcionamento de atividades não essenciais enquanto durar Estado de Emergência de Saúde Pública, que foi declarado no dia 20 de março. G1

Santa Casa de Valença começará a receber pacientes contaminados pela doença a partir de sexta-feira (17) — Foto: Camilla Oliveira