O “novo normal” de Santo Antônio de Jesus (SAJ) é acelerar as obras que já começam a mudar a feição da cidade. Durante a pandemia, a meta foi salvar vidas, mas, aos 144 anos, comemorados na quarta-feira (29), o foco da gestão municipal é melhorar a qualidade de vida da Capital do Recôncavo Baiano. Já se aproxima o dia em que muitos bairros da cidade não sofrerão mais os alagamentos causados por fortes chuvas, cada vez mais imprevisíveis em tempo de mudanças climáticas.

Com previsão de entrega em agosto, as obras de mais de 10 mil metros de drenagem no centro e outras localidades vão acabar com o pesadelo de comerciantes, que perdiam suas mercadorias, comerciários e clientes que ficavam com suas atividades paralisadas durante as tormentas pluviais.

A iluminação pública ganhou novo brilho e eficiência com o sistema em led implantado na entrada da cidade. Quem chega à noite já sente o impacto da transformação por que passa a Capital do Recôncavo com o intenso trabalho municipal. Está em andamento a troca para led de todo o sistema de iluminação de SAJ.

As ruas em torno do Clube dos Mil, onde os moradores sofriam com lama e poeira, ganharam pavimentação asfáltica, acabando com os transtornos locais. Outras 80 localidades também foram pavimentadas, inclusive algumas comunidades rurais, onde estradas estão sendo requalificadas num total de 400 quilômetros.

Polo comercial da região, o mercado popular de Santo Antônio de Jesus está em via de uma grande transformação, que vai dar mais comodidade, conforto e segurança a feirantes e fregueses. A Nova Feira Livre terá cobertura total e completa infraestrutura.

Estão sendo construídos cinco novos galpões e o de confecções ficará pronto no segundo semestre deste ano. A Nova Feira Livre vai acabar com aquela história de “tempo bom”. Em qualquer tempo, a população poderá adquirir com tranquilidade seus hortifrutis, alimentos e roupas a preços populares.

O espaço para o lazer da população não está sendo esquecido. A Praça Renato Machado passou por requalificação e já serve de local de convivência e entretenimento aos santo-antonienses. Logo ficará pronta a Alvaro Martins, antiga Praça Pirajá. Estão ainda sendo renovadas mais 12 praças públicas e construída uma nova, a Praça da Juventude, que terá uma área especial destinada à prática de skate.

O cuidado é grande com o futuro das novas gerações santo-antonienses. Por isso o investimento na área educacional, com a construção da Escola Pedro Kilkerry, a reabertura da creche Frei Manoel e a reforma de mais de 30 outros estabelecimentos de ensino. Em parceria com o governo do estado, está sendo erguida a Escola Antônio Fraga, do Projeto Escola Nota 10.

Para o prefeito Genival Deolino, Santo Antônio de Jesus está no caminho certo e o avanço da cidade é o resultado de muita dedicação e trabalho, associado ao apoio decisivo da população. O gestor municipal, que tem formação em contabilidade, destaca a importância da responsabilidade fiscal, regra de ouro de sua administração. “Não se pode gastar mais do que se arrecada e, principalmente, precisamos sempre priorizar nos investimentos o interesse do povo, principalmente daqueles que mais precisam”, afirma Genival.