Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, e outros três municípios registraram aumento no número de casos da covid-19 e entraram no “radar vermelho” do governo do estado. O governador Rui Costa informou que estas cidades tiveram grande crescimento da taxa de contaminados nos últimos cinco dias. “Quero chamar atenção para algumas cidades que estão com crescimento acima da média”, disse Rui.

“Santo Antônio de Jesus está com 79% em cinco dias, 16% de crescimento por dia”, relatou. “Esses quatro municípios chamam a atenção. Se for olhar os outros municípios, eles estão abaixo de 10%. Esses casos isolados têm que chamar a atenção, porque eles puxam a média para cima. Tem que atuar nesses focos. Hoje são quatro focos, merecem luz vermelha e atenção máxima para a gente atuar neles e reduzir os números”, completou.

Contudo, no interior do estado, houve crescimento no número de casos. Um dos exemplo é o município de Valença que, no dia 15 de junho, registrou 272 pessoas contaminadas e cinco mortes. Na última segunda-feira (22), o número de casos nesta cidade chegou a 434 e 12 óbitos.

“Valença possui mais de 100 mil habitantes, município adquiriu teste rápido para começar a testar a população. Isso faz com que o número de casos cresça, já que a gente, com esse teste rápido, não precisa se prender tanto a nota técnica. Entretanto, o município vem adotando medidas como barreiras sanitárias, distribuição de máscaras, criação de centro de referência”, diz Margarete Carvalho, secretária de Saúde de Valença. G1