Foto Divulgação Sufotur

O São João no Centro Histórico de Salvador começa no próximo sábado (1º) e vai até o dia 25 de junho. A programação terá dois circuitos oficiais, o Prá Lá de Bão, que é inteiramente gratuito, e o Pra Ficá Mió, realizado pelos bares, restaurantes e lanchonetes que fazem parte da Rota Sabores do Interior.

Os shows de forró pé de serra vão começar no dia 9, no Coreto Musical Santo Antônio, no Largo do Santo Antônio Além do Carmo. Depois as apresentações tomam conta do Largo do Cruzeiro do São Francisco, a partir do dia 10, onde estará montada a Estação de Forró São João.

A partir do dia 13, a programação musical inicia no Coreto Dona Flor, no Largo do Pelourinho. Ao todo, serão 15 shows com artistas da terra promovendo o melhor arrasta-pé.

O cantor e compositor Gerônimo Santana fará um show especial e gratuito intitulado “Gerônimo o herói do sertão e a saga do forró”, no dia 25 de junho, na Escadaria do Passo, com participação de Gonzagão, interpretado pelo ator Vitório Emanuel. O show encerra a programação junina de 2024.

Gastronomia junina

No Circuito Pra Ficá Mió será realizada a Rota Gastronômica Sabores do Interior, com a participação de 49 bares, restaurantes e lanchonetes do Centro Histórico que criaram menus especiais temáticos. Os preços variam de R$22 a R$89,90.

Os estabelecimentos, localizados desde a Praça Municipal até o Largo do Santo Antônio Além do Carmo, passando pelo Mercado de São Miguel na Baixa dos Sapateiros, criaram pratos, sobremesas e drinks especiais para o mês.

Será possível apreciar pratos como godó, que é um prato típico da Chapada Diamantina, amendoinzada premiada, carne de jaca com cuscuz, guisado e sarapatel de carneiro, moqueca de carne seca, bolo maçã do amor com sorvete de coco e outras diversas iguarias. G1