O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (15) uma lista de 413 bolsas aprovadas para os Programas de Residência Médica de todo o país. De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União, a Bahia foi contemplada com 23 bolsas em três municípios.

A prefeitura de Salvador teve bolsas aprovadas para as especialidades de Medicina de Emergência (6) e Medicina de Família e Comunidade (8). Ainda na capital, a Real Sociedade Portuguesa foi contemplada com uma bolsa para Infectologia. Há ainda bolsas no interior do estado: Ginecologia e Obstetrícia (6), na Fundação Hospitalar de Feira de Santana; e Pediatria (2), na Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista.

“A formação em saúde no Brasil ainda está muito distante do ideal. Hoje o que se observa é uma lógica de mercado e não uma formação que contemple os interesses da sociedade em resposta aos indicadores de saúde. Nosso interesse é que no processo de formação dos trabalhadores para a área de saúde, essa lógica seja alterada e que a qualidade da formação seja inquestionável”, destacou a Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro.

Segundo nota da pasta, a seleção tem o objetivo de incentivar a formação em especialidades e áreas de atuação e regiões prioritárias. Ao todo, 83 instituições ofertarão 413 vagas em Residência Médica e 24 instituições ofertarão 264 vagas em Residência Multiprofissional. (Bahia Notícias) Foto: Marcos Santos / USP Imagens