O 23º Batalhão da Polícia Militar vai ganhar uma sede própria, que será erguida no terreno de 3 mil m² doado pela Eindom Empreendimentos, responsável pela construção do Village Itaparica, localizado na mesma área onde funcionou o antigo Club Med, na Ilha de Itaparica. A nova sede ficará dentro do terreno do empreendimento, às margens da rodovia BA 001. Com o novo Batalhão, a estrutura da PM na região vai quadruplicar, oferecendo mais segurança para a população.
Na tarde de (27/10), o documento de assinatura de doação vitalícia do terreno foi assinado por Samuel Goldstein, sócio-diretor da Eindom, Ten Cel Everaldo Maciel Rodriguez, do comandante do 23º Batalhão e por Marcus Vinicius Marques Gil, prefeito de Vera Cruz, município onde ficará a sede do batalhão. Além de Vera Cruz, a cerimônia contou com a presença dos prefeitos dos municípios que serão assistidos pelo 23º Batalhão: José Elias das Virgens, de Itaparica, e Wilson Ribeiro Pedreira, de Salinas das Margaridas. Estiveram presente Heráclito Arandas, prefeito de Jaguaripe, e André Ferrero, representado Luís Bacellar, secretário de Turismo do Estado
As obras do novo batalhão serão iniciadas assim que seja concluído o processo legal de doação do terreno. A previsão de finalização da obra é de 6 a 8 meses. A nova sede vai promover mais segurança para moradores e turistas na Ilha de Itaparica. O efetivo de policiais, que atualmente é de 170, vai subir para 500, e o número de viaturas passará de 12 para 30.
“Além da sustentabilidade ambiental, no século 21 o mundo tem de ter a relação ganha a ganha. E Samuel Goldstein dá exemplo disso não só na teoria, nas palavras e na escrita, mas na vida prática. Ele está empreendendo para possamos viabilizar aqui a construção do batalhão”, comentou o Tem Cel Everaldo Maciel Rodriguez, acrescentando que “como o policiamento ostensivo vai aumentar, a violência deve diminuir a curto e médio prazos”.
A área que vai abrigar as instalações do 23º Batalhão é estratégica – fica às margens da rodovia BA 001 -, com grande movimentação e uma posição geográfica ideal para contemplar os municípios da ilha e da região. “A questão da segurança é um assunto muito presente em todas as cidades do Brasil, por isso, tenho a certeza de que com a doação do terreno vamos contribuir muito com a segurança de Itaparica e região. Vamos apoiar a ilha no que for possível”, disse o sócio-diretor da Eindom.
O novo Batalhão vai abrigar seis companhias da PM responsáveis pelo policiamento de Itaparica, Mar Grande, Salinas de Margarida, Cone Sul (englobando as localidades de Cacha Prego e Aratuba), Matarandiba e Ponte do Funil, e a Companhia Especial de Policiamento Tático, na sede do Batalhão.
“O Village Itaparica mostra que é um importante empreendimento para a região não só pelo seu tamanho e infraestrutura, mas pela sua visão social. Quero parabenizar Samuel por chegar à Ilha já associando a qualidade de vida e a busca de segurança para toda a comunidade. Este é um empreendimento que chega para gerar renda e trabalho”, afirmou Marcus Vinicius Marques Gil, prefeito de Vera Cruz.
Sobre a Eindom
A Eindom Empreendimentos Imobiliários é uma das empresas da Lorinvest. Impulsionados pelo DNA empreendedor do norueguês Erling Lorentzen – que plantou a primeira floresta de eucalipto do Brasil – a Lorinvest possui operações estruturadas em seis eixos estratégicos: transporte e logística, ativos biológicos, soluções financeiras, tecnologia industrial, saúde, e incorporação de multipropriedade, sempre com o compromisso com ASG/ESG e respeitando os mais altos padrões de transparência e sustentabilidade.