Sair todos os dias de carnaval é tão desgastante que deveria se tornar uma modalidade olímpica ou prova de resistência do Big Brother Brasil. Apesar de alguns terem a vontade de realizar tal façanha, muitas vezes o corpo não ajuda, fazendo as pessoas pararem para descansar alguns dias.

É o caso do turista paraense Marcos Vinicius, 19, que planejava sair em dias alternados, mas que após curtir na quinta e sexta começou a sentir dores no corpo. “Meu músculo começou a ficar muito duro, se eu mexesse começava a doer. Aí também se somou o fato de eu ter bebido bastante vodka para me animar e o alcóol faz os músculos doerem mais também”, conta.

Além do desgaste natural do corpo por conta das danças, pulos e andanças pelo circuito, pode acontecer da pessoa passar mal por ter comido ou bebido algo estragado. Foi o que aconteceu com a estudante Beatriz Santos, 22.

Não sei se comi alguma coisa podre ou se botaram algo na minha bebida. Mas eu passei muito mal, foi como se minha pressão tivesse baixado. Tive que ir no posto de saúde para tomar soro e poder me recuperar“, relata.

Beatriz conta que o fato ocorreu no Fuzuê, no sábado (23). No dia seguinte ela acordou com a “cabeça pesada” e passou o dia todo na cama. Por conta disso, não pôde ir ao Furdunço, no último domingo (24). “Foi horrível porque o Furdunço era o que eu mais gostaria de ir. Fiquei muito triste”, lamenta.

Apesar de algumas problemas que façam a pessoa faltar algum dia do carnaval não ter cura, como ver o ou a crush ficando com outra pessoa, a maioria dos perrengues tem solução. O CORREIO falou com especialistas e traz abaixo maneiras de recuperar de seis situações e poder ir curtir o dia seguinte.

1. Bolha no pé

O ideal é deixar a pele que protege, mas furar. Isso você pode fazer com um médico ou até mesmo em casa, com uma agulha esterilizada e então tira o líquido. Depos coloca uma pomada antiinflamatoria, a base de antibiótico. E, por último, coloca um band-aid para proteher a região. – Marta Mascarenhas, dermatologista

2. Insolação

Primeira coisa a se fazer é colocar uma água termal gelada (vende em farmácias), para acalmar a pele. Outra opção é fazer um chá de camomila, botar na geladeira e fazer uma compressa para colocar em cima da região afetada. Em ambos os casos faz entre três e quatro aplicações, durante 10 minutos, por dia. Depois você pode passar os hidratantes que tem efeito calmante sobre a pele. Procura os que têm as letras AI no rótulo, que são aqueles que possuem substâncias calmantes. – Marta Mascarenhas, dermatologista.

3. Alergia

Na maioria das vezes é uma irritação e não uma alergia. O ideal seria acalmar a pele com hidratante e posteriormente passar os cremes a base de corticoide. E depois suspender o uso daquilo que está causando o problema, seja um brinco ou roupa. – Marta Mascarenhas, dermatologista.

4. Perder a unha

Se a unha já estiver solta, o ideal é não mexer pq ela vai cair sozinha. Ela própria já funciona como curativo biológico. Você lava bem o local com água e sabão e faz um curativo. Se já tiver caído, lava bem com água e sabão, também. Faz um curativo com corticoide e antibiótico em creme. E, claro, protege o local com algum curativo. – Marta Mascarenhas, dermatologista.

5. Dor nas pernas

O mais comum é que essas dores sejam musculares. A pessoa não esta acostumada a fazer esforço e no Carnaval faz isso. Por exemplo: as aulheres, às vezes, vão para a festa de tênis ou sandália mas estão acostumadas a sapato alto. Mas se recuperar destas lesões é fácil, é só usar um remedio, antiinflamatorio que podem ir de novo para a festa. – Rogério Meira Barros, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Bahia.

6. Dor na coluna

É similar à dor nas pernas. Também geralmente é algo muscular, você toma um antiinflamatório e se recupera. – Rogério Meira Barros, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Bahia. Informações do Correio da Bahia Foto: Reprodução