Uma gravação das agressões sofridas por João Alberto Silveira Freitas, morto na última quinta-feira (19), no estacionamento do Carrefour, em Porto Alegre, mostra um homem, que vestia roupas semelhantes à dos seguranças que espancaram o cidadão negro, dizendo a frase: “Sem cena, tá? A gente te avisou da outra vez”. João Beto morreu no local, na noite da véspera do Dia da Consciência Negra, aos 40 anos.

O vídeo foi obtido pelo site GaúchaZH. Dois seguranças, Magno Braz Borges e Giovane Gaspar da Silva, foram presos em flagrante, e tiveram a prisão preventiva decretada posteriormente. O homem que fala a frase aparece se dirigindo a João, enquanto Magno e Giovane imobilizam a vítima. O nome dele ainda não é conhecido.

O vídeo mostra ainda que ao menos sete pessoas assistem à cena. A polícia investiga se outras pessoas, além dos seguranças, têm responsabilidade, por assistirem “passivamente”. Segundo a Polícia, os seguranças ficaram por cerca de cinco minutos pressionando Beto no chão. A causa provável da morte é asfixia, conforme laudo preliminar do Instituto Geral de Perícias.

A Polícia investiga o crime, que até então é classificado de homicídio triplamente qualificado. A delegada do caso, Roberta Bertoldo, disse que “jamais se justificaria qualquer tipo de desentendimento, seja ele qual for, para que levasse a efeito tamanha violência como a que ocorreu durante esta ação, desses seguranças, nesse supermercado”G1