Foto : Débora Fernandes/Saeb

A partir de segunda-feira (26), a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) também passa a atender através de chamada de vídeo na Rede SAC. O objetivo é orientar, analisar e intermediar reclamações individuais de consumidores. O atendimento deve ser agendado através do SAC Digital.

“Após o agendamento, o Procon-BA entrará em contato com o consumidor por telefone ou e-mail para análise da documentação e descrição dos fatos, visando dar o melhor encaminhamento à demanda. O nosso objetivo é ampliar ainda mais o atendimento e a solução de problemas dos consumidores”, explica a diretora de Atendimento do Procon-BA, Adriana Menezes.

Além do atendimento do Procon-BA, a Rede SAC já disponibiliza, desde o mês de agosto, atendimentos do Planserv e do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev). Um exemplo é o caso de Durcilene Santos, 57 anos, que é uma das quase 600 pessoas com pedidos de pensão recepcionados pela Superintendência de Previdência (Suprev) desde o início da pandemia.

O atendimento por vídeo-chamada para serviços do Ceprev já registrou 285 atendimentos. Os três mais solicitados foram pensões previdenciárias e 2ª via do contracheque, com 94 atendimentos cada um, seguidos de isenção de Imposto de Renda, com 77 solicitações. Quanto ao Planserv, foram registrados até agora 377 atendimentos, sendo 63 para solicitação de Movimentação Cadastral e 314 para isenção de biometria.

COMO FAZER

O primeiro passo é acessar o SAC Digital ou baixar o aplicativo SAC Digital. Depois, basta pesquisar na plataforma o serviço desejado. Em seguida, é preciso escolher uma data disponível e agendar o horário de preferência. Após isso, o SAC envia uma confirmação por e-mail ou mensagem de celular, junto com o link para a vídeo-chamada.

Vale lembrar que é necessário ter computador ou celular com acesso à internet para realizar o atendimento. O atendimento por chamada de vídeo pode ser expandido de acordo com o êxito nessa primeira fase de funcionamento.